O bloco passa e o lixo, fica?

O trabalho de coleta dos resíduos e limpeza das ruas depois que o bloco passa

Por Kuka Moreno

Depois que o bloco passa, fica a sensação de alegria — mas também muitos resíduos espalhados pelo chão.
Em 2025, em apenas quatro dias de Carnaval, catadores e equipes de limpeza da Prefeitura de São Paulo recolheram 322,83 toneladas de resíduos das ruas.

Além disso, foram disponibilizados ao longo dos trajetos dos blocos contêineres, cestos aramados, papeleiras e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Após a retirada dos resíduos, ocorre também a lavagem das vias, realizada com água de reuso e desinfetante.

Todo esse trabalho envolve a mão de obra de muitas pessoas: funcionários da prefeitura, associações, catadores e tantos outros trabalhadores que fazem o Carnaval acontecer com um serviço essencial.

Mesmo com todo esse esforço coletivo, faça a sua parte:
não jogue lixo no chão.
Lugar de lixo é na lixeira!