Por Giulia Nogueira

Qual foi a última vez que você assistiu um filme dirigido por uma cineasta mulher? A presença feminina na direção cinematográfica é algo essencial para a diversidade de vozes no cinema. Longas dirigidos por mulheres nos trazem perspectivas e ideias únicas, abordam temas relevantes que são muitas vezes sub-representados.

Pensando nisso, o Cine NINJA Indica desta semana separou 10 produções brasileiras com direção feminina que merecem um lugar de destaque na sua lista de favoritos. Ao celebrar essas diretoras, também destacamos a importância de apoiar e consumir suas obras, pois cada reconhecimento é um passo para fortalecer a presença feminina na indústria do cinema.

Confira a lista:

Que Horas Ela Volta? (2015)

Direção: Anna Muylaert
Onde assistir: Disponível na Netflix e Globoplay

Sinopse: A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

Regra 34 (2022)

Direção: Julia Murat
Onde assistir: Disponível no Globoplay

Sinopse: Simone é uma jovem advogada negra que passou anos fazendo apresentações on-line de sexo para pagar a faculdade de Direito. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública e sua ambição é defender mulheres em casos de abuso. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, uma amiga envia para ela o link de um vídeo onde uma mulher negra pratica sadomasoquismo. Gradualmente, Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas BDSM.

As Boas Maneiras (2017)

Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra
Onde assistir: Disponível na Netflix

Sinopse: Ana, uma mulher rica e misteriosa, contrata a enfermeira Clara para ser a babá de seu filho que ainda não nasceu. Quando a lua cheia traz o nascimento de um lobisomem, Clara assume a missão de cuidar do bebê e protegê-lo de outras pessoas.

Hoje (2013)

Direção: Tata Amaral
Onde assistir: Disponível para alugar na Apple TV

Sinopse: Vera, uma ex-militante política, recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento de seu marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira (1964-1985). Com o dinheiro, ela pôde comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. No momento da mudança para o novo lar, seu marido volta. O encontro entre os dois, repleto de emoções, obriga Vera a rever toda sua trajetória

Sem Coração (2023)

Direção: Nara Normande, Tião
Onde assistir: Disponível na Netflix

Sinopse: Tamara aproveita suas últimas semanas na vila em que vive antes de partir para Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente misteriosa conhecida como Sem Coração. Durante o verão, Tamara sente uma atração cada vez maior por essa garota.

Bicho de Sete Cabeças (2000)

Direção: Laís Bodanzky
Onde assistir: Disponível na Netflix

Sinopse: O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois vai ficando próxima de um limite, e o pai decide internar o filho em um manicômio, local em que o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

Elena (2012)

Direção: Petra Costa
Onde assistir: Disponível na Netflix

Sinopse: Petra Costa busca sua irmã, Elena, que foi a Nova York 20 anos atrás realizar o sonho de ser atriz.]

Deslembro (2018)

Direção: Flavia Castro
Onde assistir: Disponível para aluguel no Prime Video

Sinopse: Joana é uma adolescente que mora em Paris com a família. Quando a anistia é decretada no Brasil, ela volta ao Rio de Janeiro, cidade em que nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS. Lá, seu passado ressurge.

Ó Paí, Ó (2007)

Direção: Monique Gardenberg
Onde assistir: Disponível no Prime Video

Sinopse: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puní-los, cortando o fornecimento de água do prédio.

O Animal Cordial (2018)

Direção: Gabriela Amaral Almeida
Onde assistir: Disponível no Globoplay

Sinopse: Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Sua postura controladora gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no local: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.