Por Andressa Gomes

A última semana de junho chega com muitos lançamentos nos cinemas, como o drama franco-brasileiro “Salamandra” e o documentário “Lo Que Queda en El Camino”, que acompanha imigrantes rumo à fronteira dos EUA. Entram em cartaz, também, o novo terror protagonizado por Lupita Nyong’o, a comédia nacional estrelada por Rodrigo Sant’Anna, “Tô de Graça”, e muito mais.

“Salamandra”

Depois de anos cuidando do pai, Catherine passa a se sentir sufocada pelo contraste entre seus sentimentos e a realidade. Ela foge para o Brasil esperando se reconectar com a irmã. Vivendo de forma mais livre, mas ainda incapaz de superar a ansiedade, Catherine começa uma relação com Gil, que representa uma segunda chance e oportunidade de experimentar a vida que poderia ter vivido. Determinada a recomeçar, ela precisa decidir se continua com a sua reinvenção – o que pode levá-la a um fim violento e irrevogável. Baseado no romance homônimo do escritor francês Jean-Christophe Rufin.

“Casa Izabel”

Em uma isolada casa grande fundada por uma elite escravocrata, instala-se um retiro de crossdressers. Nela, homens vestem-se de uma realidade glamorosa e delirante, distante dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil dos anos 70. As mentiras contadas nessa liberdade forjada começam a ruir quando inevitavelmente o establishment se infiltra na casa, rompendo a fronteira das maquiagens e de todos os artifícios de distração da fatalidade.

“Tô de Graça”

Baseada na série da Multishow, a história do filme mostra como, depois de ganhar uma indenização inesperada, Graça decide torrar o dinheiro levando metade dos seus 14 filhos e filhas para um feriadão num resort luxuoso. A ideia é fazer uma grande surpresa para a filha mais velha, que está namorando o playboy dono do estabelecimento. No entanto, o plano vai por água abaixo e, entre trapalhadas e confusões, a família acaba tendo que se acomodar num camping perto de uma praia, onde Graça reencontra um antigo crush.

“Lo Que Queda en el Camino”

O documentário conta a história de Lilian e seus quatro filhos enquanto eles migram em busca de uma vida melhor. A família deixa a Guatemala, juntando-se a uma caravana de milhares de outras pessoas que tentam chegar à fronteira entre o México e os EUA. Sendo mãe solteira, esta é a melhor chance de Lilian fazer uma jornada perigosa.

“Um Lugar Silencioso – Dia Um”

Este filme nos leva de volta ao ponto onde tudo começou, acompanhando uma nova personagem, interpretada por Lupita Nyong’o, enquanto navega pelos horríveis primeiros momentos na cidade mais barulhenta do mundo: Nova York.

“A Grande Fuga”

O filme se passa no verão de 2024 e acompanha a história real de Bernard Jordan. O veterano da Segunda Guerra Mundial foi manchete nos jornais do mundo todo após fugir da casa de repouso onde vivia para se juntar a outros veteranos na França, durante o 70º aniversário dos desembarques do Dia D. A aventura de Bernie, que durou apenas dois dias, marcou sua vida e também seu casamento de 60 anos com Rene.

“Testamento”

Jean-Michel, um solteirão de 73 anos, reside em uma casa de repouso administrada por Suzanne. Seu mundo é abalado pela chegada repentina de manifestantes que fazem campanha para a remoção de uma antiga obra que foi considerada um insulto às Primeiras Nações. Enquanto Jean-Michel perde progressivamente a fé em um mundo dominado pelo politicamente correto, ele descobre um amor inesperado por Suzanne.

“Aquela Sensação Que o Tempo de Fazer Algo Passou”

Sucesso no Festival de Cannes. Ann enfrenta a estagnação em um relacionamento casual de BDSM, um emprego medíocre e uma família judaica conflituosa. Em meio à alienação crescente, ela luta para encontrar seu caminho nesta comédia autodepreciativa.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.