Após revelarem os 28 títulos aptos a disputar uma vaga no Oscar, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, na manhã desta terça-feira (5), os seis longas-metragens brasileiros pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema mundial.

Os escolhidos são:

“Estranho Caminho”, de Guto Parente. Produção: Tardo Filmes;

“Noites Alienígenas”, de Sergio Carvalho. Produção: Saci Filmes;

“Nosso Sonho – A historia de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria. Produção: Urca Filmes;

“Pedágio”, de Carolina Markowicz. Produção: Biônica Filmes;

“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho. Produção: Cinemascópio Produções;

“Urubus”, de Claudio Borrelli. Produção: Killers Filmes.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

No dia 12 de setembro será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria.

A Comissão de seleção deste ano é formada por Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Na edição passada, o filme escolhido para representar o país foi “Marte Um”, aclamado e premiado filme do cineasta mineiro Gabriel Martins. O filme foi o grande vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023, que aconteceu no mês passado.