Por Patrick Simão / Além da Arena

Colômbia e Inglaterra voltam a se encontrar em um jogo decisivo de Copa do Mundo, 5 anos após o confronto de 2018, pelo Mundial masculino. O último encontro entre os países ultrapassou a esfera do futebol e se transformou em um conflito diplomático, devido a uma capa com piada xenofóbica do tablóide inglês The Sun.

Na capa, o The Sun escreveu: “Os Três Leões (Inglaterra) enfrentam a nação que deu ao mundo Shakira, bom café e… preferimos dizer: “go Kane!”. A pronúncia de “Go Kane”, que citava o principal artilheiro inglês, se assemelha a “cocaine”, em uma associação da Colômbia com o narcotráfico.

 

Publicação do The Sun durante a Copa do Mundo de 2018.

 

A Colômbia luta há décadas contra a influência e o poder do narcotráfico no país, que se tornou um dos principais produtores de cocaína no mundo. As disputas pelo poder político, envolvendo gpvernantes, narcotraficantes e cartéis, provocam uma grande onda de violência, sequestros e outros problemas sociais no país.

Reduzir a Colômbia à cocaína é xenofobia e apenas segue um comportamento padrão de desqualificar outro país estereotipando-o. A cantora Shakira, em entrevistas, já questionou este comportamento de outras regiões do mundo: “Por que os jornalistas estão me perguntando sobre o tráfico de drogas? Meu país é muito mais do que isso.”

Após a publicação do The Sun, o embaixador da Colômbia na Inglaterra, Néstor Osório Londoño, condenou: “É triste que usem um ambiente festivo como a Copa do Mundo para estigmatizá-lo.” A capa gerou bastante revolta tanto na população quanto no governo colombiano e aumentou os ânimos para a partida, que valia vaga nas quartas de final.

O jogo foi bastante equilibrado e terminou com a classifição inglesa nos pênaltis, após empate em 1 a 1. Agora, em 2023, a Colômbia busca um importante triunfo, tanto dentro quanto fora de campo. O país faz sua melhor campanha, já venceu a Alemanha e tem como destaque a promessa mundial Linda Caicedo, além de contar com bons nomes como Catalina Usme e Rodriguez. Já a Inglaterra vem de título da Eurocopa, venceu seus 3 jogos na 1ª fase e eliminou a Nigéria nos pênaltis, porém seu destaque no torneio Lauren James está suspensa. A partida será sábado às 7h30 de Brasília.

Foto: REUTERS/Asanka Brendon Ratnayake