Texto por Valquiria Monteiro para a Cobertura Colaborativa

O jogo entre Holanda x Vietnã pelo grupo E tinha cenários bem diferentes, o time holandes precisava de 1 ponto para se classificar em primeiro, já o Vietnã entrou em campo eliminado do mundial. O resultado foi o esperado, uma goleada de 7 a zero para as holandesas, a maior da Copa até agora.

No primeiro tempo a Holanda entrou dando show, se impondo em campo e mostrando porque é a favorita. Logo aos 8 minutos a equipe europeia abriu o placar com um gol de cobertura da Martens, 2 minutos depois veio o segundo gol em um chute forte da Snowijs. O Vietnã não consegue ter a posse da bola e a defesa tem grandes dificuldades em parar o ataque holandes que chega ao terceiro gol aos 18 minutos com Brugts. A seleção vietnamina desceu a sua marcação para tentar conter a Holanda mas aos 23 minutos sai mais um gol para as Holandesas, Roord é o nome dela, a equipe  abre a porteira para confirmar a classificação em grande estilo. O Vietnã tem dificuldade de pegar a bola e a Holanda aumenta o placar chegando ao quinto gol aos 45 minutos.

Foto: FIFA

O segundo tempo teve mudanças das duas equipes, o Vietnã conseguiu voltar melhor do vestiário, o sistema defensivo parece ter se encaixado e dificultou um pouco as finalizações da Holanda, mas a equipe europeia insiste até chegar ao sexto gol com um chute de fora da área da Brugts aos 57 minutos, elas ainda marcam mais um, mas o que seria o sétimo gol foi anulado por impedimento. Com o time todo recuado, o Vietnã consegue trabalhar o toque de bola em breves momentos, mas isso já é suficiente para frear um pouco o ataque holandes, que só consegue marcar o sétimo gol aos 86 minutos.

A partida terminou em 7×0, o chocolate Holandês foi o maior placar da copa até agora. Além de garantir a classificação em primeiro lugar, a Holanda ganha moral antes do mata mata reafirmando o favoritismo de quem sabe aproveitar as oportunidades que aparecem no jogo.