10 pessoas negras que estão construindo narrativas antirracistas
Em sua coluna na Mídia NINJA, Ana Claudino fez uma lista com indicação de dez pessoas negras que estão construindo novas narrativas em diversas áreas de atuação: desde o humor, passando pela pluralidade estética até o jornalismo investigativo.
Ser negra ou negro é algo plural, não existe uma única forma e não falamos as mesmas coisas. O racismo, o machismo, a lgbtofobia e a gordofobia são opressões que passam por nossas vidas independente da área que estamos atuando.
Por isso é necessário, principalmente a branquitude, entender e aceitar a pluralidade das existências negras. Sendo assim, fiz uma lista com indicação de dez pessoas negras que estão construindo novas narrativas em diversas áreas de atuação: desde o humor, passando pela pluralidade estética até o jornalismo investigativo. Pega a visão!
1- Sapas Gordas
Criado por Milly Costa, uma sapatão gorda, desinfluencer digital, multimilitante subversiva e candomblecista. O perfil Sapas Gordas no Instagram, surge para trazer a revolução estética, enaltecendo a pluralidade de corpos de lésbicas gordas em diversas situações.
2- Giovanna Heliodoro (TransPreta)
Giovana Heliodoro, é uma mulher trans, afrotansfeminista, artivista, historiadora, pesquisadora e apresentadora. Em seu canal no Youtube e no Instagram, Giovana compartilha suas vivências trans, debate questões de gênero, sexualidade, questões sociais e raciais.
Jhonatan Marques é um humorista da Zona Leste de São Paulo. Em seu perfil do Instagram, ele faz vídeos de humor com temas ligados ao cotidiano de pessoas negras e da periferia.
Juliana Gonçalves é jornalista, mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ, diretora de redes sociais do Intercept Brasil e integra o coletivo Minas da BXD. Em seu perfil no instagram, ela aborda temas jornalísticos relacionados a mulheres negras, movimentos sociais e política.
5- Théo S.
Théo S. é um homem trans negro, transativista, ativista do movimento negro, do movimento LGBTI+ Interseccional, escritor, palestrante e estudante de Serviço Social. No seu perfil do Instagram, Théo fala sobre suas vivências enquanto homem trans negro. Também administra a página Portal Transgênero Br.
Luana Carvalho é uma mulher negra, gorda, idealizadora do Carnaval sem Gordofobia. Em seu perfil no Instagram, Luana aborda suas vivências enquanto mulher negra e gorda, liberdade corporal, reflexões e gordoativismo.
7- Liv Teodoro
Liv Teodoro é historiadora, criadora de conteúdo, idealizadora do WikiPreta(Raça e Gênero) e integrante do Clube Blogueiras Negras, um projeto voltado para apoiar o trabalho de blogueiras negras de vários estados do Brasil.
8- Bah Lutz
Bárbara Aguilar, é palestrante, professora, liderança negra acelerada pelo Fundo Baobá, designer, vocalista da banda Bertha Luz, fundadora do KilomboTech, preta, gorda e sapatão.
Thamirys Borsan é uma mulher negra e humorista da Zona Norte do Rio de Janeiro. Em seu Instagram, Thamirys produz vídeos de humor de situações da vida cotidiana dos cariocas suburbanos: desde perde o metrô até os enfrentamentos a violência promovidas pelos agentes do Estado.
10- Nathalia Braga
A Youtuber Nathalia Braga, é a rainha do #Afrodeboche, jornalista do Intercept Brasil e podcaster do Influência Negra. Em seu canal no Youtube, Nathalia entrevista personalidades diversas, fala sobre estética e traz excelente reflexões. Tudo isso sem perder o seu afro deboche.
Citei aqui apenas alguns exemplos de pessoas negras que estão por aí resistindo e construindo outras possibilidades de existência para nós. Para mim, construir novos horizontes também é um ato revolucionário. Convido vocês para deixarem nos comentários mais sugestões! Vamos seguindo, avante!