Por Beatriz Santos, PanAmericana

Como lugar de mulher é aonde ela quiser, temos o dever de mostrar o trabalho das mulheres não somente no futebol, mas também em todos os esportes. Estamos começando oficialmente hoje os jogos pan-americanos e a nossa equipe fantástica de mulheres PanAmericanas já está a todo gás para produzir o melhor conteúdo para todos vocês.

De 26 de julho até o dia 11 de agosto teremos o Pan-americano acontecendo em Lima, no Peru. O megaevento vai contar com 50 modalidades, entre elas as tradicionais como o basquete, o futebol, o vôlei, a natação, entre outros. Já não tão tradicionais assim como a pelota basca, modalidade que surgiu na Espanha na região do País Basco e só teve aparição quatro vezes no Pan (1951,1995, 2003 e 2011). Além disso, teremos uma modalidade estreante, o surfe.

Agora, bora falar da nossa seleção? Tenho aqui para você 10 grandes mulheres para ficarmos de olho e torcemos muito, não teremos só brasileiras nessa lista, mas elas são tão incríveis que quebram qualquer barreira.

1) Ana Marcela Cunha

Foto: Satiro Sodré, reprodução Instagram @anamarcela92.

Uma atleta de duas modalidades. Ana Marcela acabou de fazer história no Mundial de esportes aquáticos, que aconteceu na Coréia do Sul, ganhando mais uma medalha de ouro, na prova de 25KM da maratona aquática. A nadadora ganhou pela quarta vez a prova de 25km, sendo a terceira seguida. Ana Marcela é a primeira mulher a conquistar o tricampeonato, campeã por três vezes seguidas, e a quarta vez que ela faturou a prova. A nadadora já tem cinco medalhas de ouro em mundiais de esportes aquáticos, a 11ª medalha e a 12ª na modalidade, já que ela conquistou uma no antigo Mundial de maratona aquática. Nos jogos pan-americanos a nadadora vai disputar os 10 KM das maratonas aquáticas e mais duas provas na natação, os 800m livre e nos 1500m livre.

2) Nathalie Moelhausen

Reprodução Instagram @nathaliemoellhausen

Depois de conquistar uma medalha de ouro inédita no individual de Espada Feminina para o Brasil, após de uma vitória, no golden score, contra a chinesa Sheng Lin, 13/12, Nathalie Moelhausen está na equipe brasileira de esgrima feminina, junto com Amanda Simeão e Victoria Vizeu (espada).Já categoria Florete, teremos Ana Beatriz Bulcão, Gabriela Cecchini e Mariana Pistoia. A esgrimista é italiana naturalizada brasileira e nos ajudou a conquistar nosso primeiro pódio na competição.

3) Ana Sátila

Foto: Reprodução Instagram @anasatila_vargas

Medalhista de ouro na categoria C1 de Canoagem Slalom no Mundial sub 23, no dia 20/07, que aconteceu na Cracóvia, Polônia. Título inédito para a atleta, ficou na frente da russa Aslu Minazova e a eslovaca Monika Shachova. A brasileira fez a prova em 101s06, contra 104s45, Rússia e 105s95, Eslováquia. É a maior aposta de medalha da categoria para o nosso país.

4) Rafaela Silva

Foto: Reprodução Instagram @rafaelasilvaa

A judoca Rafaela Silva chega em Lima em busca da sua primeira conquista nos jogos pan-americanos na categoria até 57kg. A atleta carioca conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. Três anos antes, a judoca tinha conquistado o Mundial e com isso foi a primeira atleta a conseguir tal feito. Ninguém até então em nenhuma das categorias tinham conseguido emplacar no judô essas duas conquistas. Chances fortes de alcançar o topo para o Brasil.

5) Flávia Saraiva

Foto: Reprodução Instagram @flavialopessaraiva

Com apenas 19 anos, a ginasta Flávia Saraiva já mostrou para o que veio. Na sua primeira participação nos jogos pan-americanos em 2015, a atleta se classificou em primeiro lugar na prova da Trave e conquistou uma medalha de bronze por equipes e um bronze individual geral. No ano passado foi segundo lugar, atrás da também brasileira Jade Barbosa, no torneio Memorial Arturo Gander na Suíça. Tanto Flávia quanto Jade estarão no jogos pan-americanos, também já foi confirmada Lorrane Oliveira. Todas elas atletas do Clube de Regatas do Flamengo.

6) Yuri Alvear

A judoca colombiana disputa na categoria até 70Kg, levou o bronze nos jogos olímpicos de Londres 2012 e a prata no Rio 2016. Além disso, foi campeã mundial em 2009, Roterdã (Países baixos), em 2013, Rio de Janeiro (Brasil) e em 2014, Cheliabinsk (Rússia). A colombiana vem forte pela busca do ouro no Pan.

8)

7) Paula Pareto

Foto: Reprodução Instagram @paupareto

Judoca argentina que disputa na categoria até 48Kg, já ganhou 8 medalhas entre elas três de ouro, duas de prata e três de bronze, entre Olimpíadas, Pan-americanos e Mundiais. É uma das mais experientes judocas na competição.

8) Alexandra Grande

Nas últimas duas edições do pan-americano, a carateca peruana ganhou uma medalha de ouro, em Toronto 2015, e uma prata em Guadalajara 2011. Lutando em casa, com apoio da torcida, Alexandra vai em busca de mais uma conquista no Pan.

9) Shallon Olsen

Com 16 anos, ela já fazia parte da equipe canadense de ginástica artística nos jogos olímpicos Rio 2016. No ano passado, com apenas 18 anos, conquistou a medalha de prata na prova de salto no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que aconteceu em Doha. Uma jovem promissora, que deve conseguir ajudar as canadenses a chegarem no pódio.

10) Yulimar Rojas

Foto: Reprodução Instagram @yulimarrojas45

Mesmo com apenas 23 anos, a atleta de salto triplo foi vice-campeã nos jogos olímpicos no Rio de janeiro e já conquistou três títulos mundiais. Ela conquistou a primeira medalha de ouro da Venezuela na história do Campeonato Mundial de Atletismo, marca de 14,91km alcançada em Londres 2017. Yulimar Rojas é atual campeã mundial e bicampeã mundial indoor da modalidade.