Cortejo acompanhará corpo de Mãe Stella de Oxóssi.

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella morreu aos 93 anos no último dia 27, na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia. O corpo dela estava sendo velado na Câmara de Vereadores da cidade de Nazaré, nesta sexta-feira e seu enterro seria realizado às 16h, também no Cemitério Municipal de Nazaré, aberto ao público. Porém, segundo o Ilê Axé Opô Afonjá, isso significaria um “fim obscuro” à mais influente líder do candomblé do país.

O Ilê entrou com duas petições no Tribunal de Justiça da Bahia em Nazaré solicitando a transferência do corpo de Mãe Stella de Oxóssi para Salvador. “Não queremos briga, queremos fazer o sepultamento digno da nossa mãe de santo”, disse o ogã Ribamar Daniel, ao se referir ao Axexê, o ritual fúnebre do candomblé. Ribamar também disse que um grupo do terreiro foi conversar com a companheira de Mãe Stella, a psicóloga Graziela Domini Peixoto para tentar convencê-la.

A Casa de Oxumarê pediu também para não restringisse o Terreiro do Opô Afonjá de cumprir os ritos e tradições centenárias cabíveis a todos sacerdotes e sacerdotisas, ritos estes defendidos veementemente por esta aclamada Yalorisa que hoje deixa o aye e vai ao encontro de seus ancestrais.

A juíza Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira acatou o pedido e determinou a transferência do corpo de Mãe Stella para Salvador e que o sepultamento não seja realizado em Nazaré. Afirmou ainda, em sua decisão, que a não realização do ritual religioso seria uma “medida irreversível” e que poderia colocar em risco a “continuidade dos ritos religiosos” do terreiro.

A líder religiosa recebeu uma Medalha do Mérito do Ministério Público da Bahia em 2013, justamente por lutar por reconhecimento do Candomblé e ads culturas africanas. Também criou o Museu Olê Ohum Lalai e a escola Municipal Eguênia Anna dos Santos, creche, biblioteca, infocentro, que atendem crianças do bairro São Gonçalo, em Salvador. Além disso foi a primeira ialorixá a integrar uma confraria de escritores, ao ser membra da Academia Baiana de Letras.

Confira o momento onde o caixão é retirado:

'Kabiesilé'! Filhos do Ilê Axê Opó Afonjá retiram caixão que era velado pela esposa de Mãe Stella, em Nazaré

'Kabiesilé' Veja momento em que filhos do Ilê Axê Opó Afonjá retiram caixão que era velado pela esposa de Mãe Stella, em Nazaré. Justiça determinou que corpo vá para Salvador para seguir ritual de sucessão do terreiro

Publicado por Jornal Correio em Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018