A Xepa Cozinha e Ativismo, rede de ativismo alimentar da Mídia NINJA, lançou na última segunda-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, o 2º Circuito de Formação Xepa Ativismo – O que tem no nosso prato?

A ação aborda, em cinco ‘aulões’ on-line e gratuitos, as contradições do sistema alimentar, com desigualdades sociais e exploração, que prioriza o lucro acima de tudo, vendo a alimentação apenas como uma fonte inesgotável de receitas. Ministradas por professores(as) e pesquisadores(as) do tema, as aulas apresentam as vontades políticas e econômicas responsáveis pela comida do nosso prato.

O prato nosso de cada dia é servido com grandes pitadas de desigualdades sociais e exploração, regado ao sabor amargo das contradições de um sistema alimentar que prioriza o lucro acima de tudo, vendo a alimentação apenas como uma fonte inesgotável de receitas.

O mito de que somos soberanos em nossas escolhas alimentares cai por terra quando percebemos que somos forçados a engolir, dia após dia, litros de veneno e alimentos que não nutrem nosso corpo.

Quanto de agrotóxicos está presente no feijão que consumimos diariamente? E no tomate e no pimentão? E no arroz básico de cada refeição? Por que as embalagens coloridas dos ultraprocessados dominam cada vez mais sua geladeira e despensa? Quem está por trás da comida que chega no meu, no seu, no nosso prato?

É com o intuito de aprofundar nessas questões que a Xepa, juntamente com a Floresta Ativista, convida você a participar do 2° Circuito de Formação Xepa Ativismo – O que tem no nosso prato?

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui