
Workshop de Plantas Medicinais reúne mais de 300 participantes em Pindamonhangaba
Considerado o maior evento do tipo no Vale do Paraíba.
Nos dias 21 e 22 de agosto, Pindamonhangaba sediou o VIII Workshop sobre “Políticas Públicas de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos: Regulamentações para Agricultura Familiar”, que também celebrou o Dia Municipal das Plantas Medicinais (Lei Municipal nº 4.809/2008). Considerado o maior evento do tipo no Vale do Paraíba, reuniu mais de 300 participantes, entre produtores, pesquisadores, profissionais de saúde e gestores públicos, promovendo debates e trocas de conhecimento interdisciplinares.
Coordenado pela APTA Regional de Pindamonhangaba, em parceria com a Associação Nova Essência e o Programa Estadual de Plantas Aromáticas, Medicinais e Fitoterápicos (PEPAMF – FAPESP Proc. 2023/10183-7), o workshop teve como objetivo fortalecer redes de produção, pesquisa e políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Durante os dois dias, o público pôde participar de palestras, mesas redondas e uma feira com mais de 30 expositores de produtos naturais, orgânicos e fitoterápicos, provenientes de diferentes municípios do Vale do Paraíba, bem como de estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.


A feira destacou-se como um espaço vibrante de conexão entre arte, alimentação e fitoterapia, com a participação ativa de alunos e professores da FATEC de Pindamonhangaba, que contribuíram diretamente com a extensão curricular do projeto PEPAMF e ajudaram a mapear o mercado local de plantas medicinais.
Como encaminhamento do encontro, os participantes reforçaram a importância de ampliar a implementação de políticas públicas para a agricultura familiar de plantas medicinais, fortalecer o mercado local e regional de fitoterápicos, valorizar a identificação botânica e a pesquisa científica e garantir a presença das plantas medicinais na rede pública de saúde. O workshop evidenciou o engajamento crescente de produtores, sociedade civil, gestores públicos e pesquisadores, consolidando os avanços do programa PEPAMF na região.


O evento destacou-se não apenas pela dimensão e diversidade de participantes, mas também pelo caráter integrador e educativo, promovendo a valorização das plantas medicinais como recurso cultural, econômico e de saúde pública no Vale do Paraíba.
