Iniciativa vai reunir um banco de fontes de conhecimento da Amazônia e rede de freelancers em comunicação da região

Foto: Divulgação

Profissionais que atuam na área de comunicação em órgãos públicos, coletivos, movimentos sociais, setor privado e instituições de pesquisa e ensino na Amazônia poderão participar no dia 22 de junho, às 19 horas, do webinar de pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox. O link para inscrição já está disponível. A transmissão pode ser acompanhada pelo link.

O site Amazônia Vox nasce como um Banco de Fontes de conhecimento da Amazônia e uma rede de profissionais freelancers da região e é uma iniciativa do Instituto Bem da Amazônia com apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). A plataforma também integra programas de fomento à inovação, comunicação e combate à desinformação, como o International Center for Journalists (ICFJ).

O webinar de pré-lançamento terá o tema “Amazônia sede da COP 30: O papel da comunicação pelo protagonismo amazônico” e contará com participação de Claudia Lemos, presidente da ABCPública; Francisco de Assis Costa, professor titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará; Daniel Nardin, idealizador do Amazônia Vox e presidente do Instituto Bem da Amazônia; Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem) e Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós (AMIST).

O evento online contará ainda com o jornalista Fábio Teixeira, da Fundação Thomson Reuters no Brasil, que vai destacar a atenção global sobre a Amazônia e as oportunidades e desafios para profissionais e fontes da região.

Centro da agenda global – A capital do Pará, Belém, foi confirmada como sede da COP 30, em 2025. A Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas é o principal evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema e será realizado pela primeira vez na Amazônia.

A escolha reforça ainda mais a centralidade da Amazônia Legal na agenda global, sobretudo em relação aos temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Nesse sentido, é fundamental que o conhecimento, as políticas públicas e as iniciativas já realizadas na Amazônia brasileira tenham maior visibilidade e protagonismo nas decisões e narrativas produzidas sobre a região.

Nesse contexto, o webinar é voltado a profissionais de comunicação que atuam na região, seja em órgãos públicos, coletivos e institutos com presença nos nove Estados da Amazônia Legal brasileira.

O evento online marca o pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox, uma iniciativa do Instituto Bem da Amazônia e que vai reunir um banco de fontes de conhecimento da Amazônia e rede de freelancers em comunicação da região. A plataforma nasce como uma importante ferramenta para conectar quem busca conhecer mais sobre a região e produzir conteúdo, especialmente jornalístico, com fontes e profissionais que atuam nesse território.

Plataforma em versão beta

O pré-lançamento abre o período de fase de testes do site, que passa por uma série de ajustes e justamente para receber recomendações de melhorias será divulgado para os profissionais que atuam na Amazônia, especialmente nas assessorias de comunicação de órgãos públicos, instituições, coletivos e aos profissionais freelancers. Somente após a etapa de testes e, com maior robustez do banco de fontes, iniciará a divulgação da plataforma em outras frentes, sobretudo profissionais, empresas e associações de mídia nacionais e internacionais.

O projeto conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e do International Center for Journalists (ICFJ). O Amazônia Vox também é participante selecionado do Programa Jogo Limpo, do ICFJ com Youtube no combate à desinformação, do Lab de Sustentabilidade, da Google Brasil e do programa Acelerando Negócios Digitais, da Meta com ICFJ.

Programação

Tema: Amazônia sede da COP 30: o papel da comunicação pelo protagonismo amazônico
19h – Boas vindas e agenda

19h05 – A ABCPública no combate à desinformação através do conhecimento – Claudia Lemos, presidente da ABCPública

19h15 – Plataforma Amazônia Vox: rede de fontes de conhecimento e freelancers da Amazônia – Daniel Nardin, Instituto Bem da Amazônia e idealizador da plataforma.

19h25 – A Amazônia no centro da agenda e o protagonismo da região nos debates sobre mudanças climáticas – Francisco de Assis Costa, Professor titular da UFPA/NAEA.

19h35 – Foco na Amazônia: olhar para as oportunidades e perspectivas para profissionais e fontes de conhecimento – Fábio Teixeira, jornalista da Fundação Thomson Reuters no Brasil

19h45 – As pautas das Conferências do Clima da ONU e os coletivos: pluralidade de vozes sobre clima na Amazônia – Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da COJOVEM e ativista ambiental.

19h55 – Ampliando e aprofundando a narrativa: Vozes do saber tradicional e povos originários- Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós – AMIST.

20h05 – Rodada de interação com perguntas

20h15-20h30 (opcional): Rodada técnica-operacional para dúvidas sobre como utilizar a plataforma Amazônia Vox e sugestões de melhorias

Breve perfil dos participantes

Claudia Lemos

Jornalista concursada da Câmara dos Deputados, atualmente é editora na Agência Câmara de Notícias e professora no Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação (Cefor) da instituição. Foi secretária de comunicação social na Procuradoria-Geral da República e no Conselho Nacional do Ministério Público. Também integrou as equipes de comunicação do Supremo Tribunal Federal e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, além de ter sido assessora da Associação Nacional dos Procuradores da República. Jornalista, mestre e doutora em Estudos Literários pela UFMG, foi pesquisadora visitante na escola de comunicação da Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright.

Daniel Nardin

Jornalista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, lidera o Instituto Bem da Amazônia, entidade sem fins lucrativos, onde desenvolve projetos e iniciativas com qualificação, Jornalismo de Soluções e é idealizador do Amazônia Vox, plataforma que busca reforçar o protagonismo amazônico nas narrativas sobre a região. Possui vinte anos de atuação na Amazônia, com experiência nas áreas corporativa, pública e privada.

Foi secretário de Estado de Comunicação do Governo do Pará, presidente do Fórum das Secretarias de Comunicação da Amazônia e diretor de jornalismo e conteúdo do Grupo Liberal. É membro-fundador da Associação Brasileira de Comunicação Pública e atualmente é Fellow do Dart Center/Columbia University; Jogo Limpo, do ICFJ e Youtube e Negócios Digitais, do ICFJ e Meta.
Francisco de Assis Costa (Chiquito)

É professor titular no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, além de Pesquisador ativo da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist, UFRJ). É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971), M. Sc. em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981) e Dr. Phil. em Economia pela Freie Universität Berlin (1988), Alemanha. Sua experiência de pesquisa tem ênfase em economia agrária, desenvolvimento regional e relações entre economia e sustentabilidade ambiental.

Fabio Teixeira

Fabio Teixeira é jornalista e correspondente para a Fundação Thomson Reuters no Brasil, cobrindo temas relacionados ao meio ambiente, mudanças climáticas e questões trabalhistas.

Luisa da Silva

Estudante de Engenharia Florestal na UFRA, é estagiária no IDEFLOR-Bio, onde trabalha com Indicadores Sociais em Concessões Florestais. Ativista climática e mentora do Maré Mobilizadora. Alumni do Programa Youth do Comitê Gestor da Internet e do programa Acess Amazon, do Departamento de Estado dos EUA. Confluencer do Movimento Plantaformas, engajada no desenvolvimento de uma plataforma digital para participação social online. Entusiasta do open-source e aprendendo Python para soluções inovadoras em desafios socioambientais.

Val Munduruku

É gestora pública e jovem liderança e ativista socioambiental do povo Munduruku. Também é articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós – AMIST. Recentemente protagonizou a série documental do YouTube “O som do rio”, ao lado da artista e ativista Maria Gadú.