Violência contra a mulher: Da agressão de Anthony à prisão de Daniel Alves
Atacante Anthony é denunciado pela ex-namorada por agressão e ameaça, o jogador é mais um envolvido em ação na justiça por violência contra mulher
Por Mariana Martins
No dia 4 deste mês foram expostas as provas de acusação contra Anthony, jogador do time Manchester United, pelo portal UOL. As provas são da acusação de agressões e ameaças feitas pelo jogador para Gabriela Cavallin, sua ex-namorada. O atacante segue em processo na Inglaterra e no Brasil. Porém, esse caso não é o primeiro de um jogador de futebol brasileiro envolvido com atos de violência contra a mulher.
Outro caso emblemático é do ex-jogador Robinho, que atuou em times como o Santos e no Real Madrid e foi condenado a nove anos de prisão por participar de um estupro coletivo contra uma jovem em 2013, em uma boate na cidade de Milão. Mesmo com a condenação, Robinho não foi preso por conta de estar no Brasil e a Constituição Federal proteger brasileiros natos para não extradição. Assim, agora o condenado aguarda a validação ou não da pena pela Justiça brasileira para cumprir a sentença no país.
Vale lembrar que outro jogador famoso está cumprindo prisão preventiva por acusação de estupro a uma jovem. O jogador Daniel Alves, que já chegou a atuar na seleção, está sendo julgado na Espanha por acusações de ter estuprado uma mulher, no dia 30 de dezembro de 2022, em uma boate. O processo judicial acontece na cidade de Barcelona, na Espanha, onde o jogador está preso desde janeiro.
O ex-jogador do São Paulo Pedrinho, que agora joga pelo América-MG, está sendo denunciado por sua ex-namorada por casos de ameaça e agressões. O processo corre na Vara do Trabalho em São Paulo. Ainda no mês de abril deste ano foi revelado prints de conversas onde o jogador ameaçava matar sua atual namorada da época.
O técnico Cuca, quando era jogador, foi preso na Suíça com mais três jogadores por 30 dias. E depois condenado a 15 anos de prisão ou o pagamento de uma multa de 8 mil dólares por manter relações sexuais com uma garota de 13 anos. O caso é polêmica até hoje, mas o atual técnico do Sport Club nega sua participação do delito.
A lista de jogadores ou ex-jogadores envolvidos em casos de agressão, ameaça e estupro é longa e muitos nomes poderiam ser citados nessa matéria. Se nota que, cada vez mais, se evidência a cultura violenta dos homens contra as mulheres, e nesses casos, a até jogadores que chegaram a usar a amarelinha.