Vinícius segue gigante, mas as instituições perdem caso não premiem o brasileiro
O grande protagonista do Real Madrid no título da Champions League soube que não irá conquistar o prêmio, segundo jornalista.
Por Patrick Simão / Além da Arena
O prêmio da Bola de Ouro, considerado tão grandioso, parece perder cada vez mais a sua credibilidade. As notícias veiculadas pelos maiores portais esportivos do mundo afirmam que o brasileiro Vinícius Jr., considerado pela maioria dos especialistas como o favorito para levar o prêmio, não comparecerá à cerimônia de premiação. O grande protagonista do Real Madrid no título da Champions League soube que não irá conquistar o prêmio, segundo afirmado pelo jornalista Fabrizio Romano.
Esse resultado não diminui Vinicius, mas sim a premiação da France Football, juntamente com os treinadores e jornalistas que votaram. Nas últimas temporadas, o prêmio foi dado aos protagonistas da Champions League ou da Copa do Mundo, mas, dessa vez, a má vontade contra Vinícius prevaleceu.
Sabemos que essa “má vontade” tem outro nome. Vinicius anotou 26 gols na temporada, marcou pela segunda vez o gol do título da Champions League e foi eleito o melhor jogador da principal competição por clubes do mundo. Na última temporada, o brasileiro foi o grande símbolo e referência do maior time do mundo, mas isso não bastou para ele ganhar o prêmio.
No futebol atual, Vinícius Jr. é o grande nome que luta ativamente contra o racismo no futebol mundial. Um protagonista desse tamanho expôr entidades e pedir veementemente punições é algo muito raro no esporte moderno, e é impossível não associarmos este fato com o resultado de hoje.
Não tenho a intenção de desmerecer quem eventualmente ganhe o prêmio, mas sim questionar o fato de que este ano havia um vencedor evidente, considerando os critérios dos últimos anos. Os principais portais citam Rodri como quem deve ganhar o prêmio, porém o espanhol não foi protagonista do Manchester City ou da Seleção Espanhola. Inclusive, nunca se posicionou contra o racismo que constantemente acontece contra Vinícius e outros jogadores em seu país.
Caso este resultado se confirme, a Bola de Ouro perde, enquanto Vinícius segue se agigantando. O futebol brasileiro não tinha tanto orgulho de um protagonista desde Marta. Com apenas 24 anos, Vinicius tem muito para conquistar no futebol mundial. O carioca, desde jovem, enfrentou críticas e dúvidas desproporcionais sobre qual seria seu tamanho no futebol. Mas, ano a ano, ele foi calando todos esses discursos.
As instituições do futebol mundial perdem cada vez mais apelo e credibilidade, porém Vini Jr. se torna cada vez maior.