Vídeo | Polícia turca agride estudantes e reprime parada do orgulho LGBT em Istambul
Imagens registram abordagens violentas da tropa de choque contra estudantes
Uma parada do Orgulho LGBT na Universidade Boğaziçi, na Turquia, foi violentamente interrompida pelas autoridades, com dezenas de estudantes presos pela tropa de choque. A informação é da PinkNews.
As pessoas LGBTQ+ enfrentam crescente perseguição na Turquia e, em 2015, o orgulho de Istambul foi banido pela primeira vez.
Após uma tentativa fracassada de golpe em 2016, a Turquia declarou estado de emergência, que foi usado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan para proibir todos os eventos relacionados aos direitos LGBTQ+ em 2017 sob o pretexto de fornecer “paz e segurança”.
Mas na sexta-feira (20), estudantes da Universidade Boğaziçi, uma das maiores universidades públicas do país, foram em frente e organizaram sua nona parada anual do Orgulho LGBT.
O evento foi organizado pelo Clube de Estudos LGBTIA+ da Universidade Boğaziçi, que não é mais uma sociedade oficial, tendo sido dissolvida por funcionários da universidade no ano passado.
https://twitter.com/_papasha/status/1528012307028131840
Os estudantes agitaram bandeiras do Orgulho e pediram tolerância, enquanto marchavam em direção à antiga sala do clube. Contudo, a segurança da universidade imediatamente avançou sobre o evento e foi rapidamente acompanhada pela tropa de choque.
O desfile foi cercado por policiais, que formaram um bloqueio com escudos e equipamentos anti-motim e algemaram os estudantes um a um, jogando vários participantes de cabeça na lateral de um ônibus da polícia.
https://twitter.com/eemreorman/status/1527668943678316544
Tetikleyici İçerik: Polis şiddeti
— ÜniKuir (@unikuir) May 20, 2022
9. Boğaziçi Onur Yürüyüşü'nde katılımcıların ters kelepçeyle gözaltına alındığı ve otobüse vurulduğu anlara ait videolar:@eemreorman #BoğaziçiOnurYürüyüşü pic.twitter.com/OQaRDKUWpo
De acordo com a ÜniKuir, uma organização de estudantes LGBTQ+ na Turquia, 70 estudantes foram presos na Parada do Orgulho.
Reagindo às imagens de vídeo das prisões violentas, a Anistia da Turquia disse: “Aqueles que participaram da nona Marcha do Orgulho na Universidade de Boğaziçi enfrentaram o uso ilegal da força pela polícia. As imagens que analisamos mostram um policial batendo a cabeça de alguém contra o ônibus da polícia.”
Those who participated in the 9th Pride March at Boğaziçi University faced with unlawful use of force by the police. The footage we have analyzed shows a police officer hitting someone’s head against the police bus.#BoğaziçiOnurYürüyüşühttps://t.co/Vv6IKBOW9s
— Amnesty Türkiye (@aforgutu) May 20, 2022
A ILGA Europe acrescentou: “Condenamos a repressão violenta à marcha do Orgulho da Universidade Boğaziçi hoje, que viola o direito dos estudantes LGBTI à liberdade de reunião e expressão. Pedimos que os detidos sejam libertados imediatamente e que as autoridades investiguem qualquer violência usada.”
A ÜniKuir informou que os estudantes presos foram levados para a sede da polícia de Istambul Vatan, mas foram liberados depois que prestaram depoimento.