Vídeo | Casas de praia são arrastadas por fortes ondas nos EUA
Imagens circulam na web e na imprensa local com um alerta sobre as mudanças climáticas
Duas casas de praia foram arrastadas pela força das ondas na costa de Rodanthe, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Imagens circulam na web e na imprensa local desde a terça-feira (10) com um alerta sobre as mudanças climáticas na região.
De acordo com a organização Cape Hatteras National Seashore, esta não é a primeira vez que isso acontece e alertam: pode não ser a última.
As praias de Rodanthe foram fechadas para proteger o público dos perigos associados à casa e ao clima perigoso ao seu redor.
“Infelizmente, pode haver mais casas que desabam nas praias Seashore em um futuro próximo”, disse David Hallac, superintendente de Parques Nacionais do Leste da Carolina do Norte. “Entramos em contato proativamente com os proprietários ao longo da Ocean Drive em Rodanthe após o primeiro colapso da casa e recomendamos que sejam tomadas ações para evitar o colapso e os impactos no Cape Hatteras National Seashore”.
Autoridades pedem cuidado em atividades recreativas na praia e no oceano ao longo da Ilha Hatteras, pois os detritos da casa desmoronada estão se espalhando amplamente pela costa.
Logo após o primeiro colapso, outra casa de praia desabou na área ao longo da Ocean Drive. O jornal News 3 publicou um vídeo do colapso da segunda casa, capturado por Eric Braojos.
Cape Hatteras National Seashore (Seashore) has confirmed that an unoccupied house at 24265 Ocean Drive, Rodanthe, N.C. collapsed this afternoon. This is the second unoccupied house collapse of the day at the Seashore. Read more: https://t.co/ZPUiklQAWA pic.twitter.com/OMoPNCpbzk
— Cape Hatteras National Seashore (@CapeHatterasNPS) May 10, 2022
Um porta-voz do Cape Hatteras National Seashore disse que ambas as casas estavam desocupadas. Um homem de Virginia Beach que viu sua casa em Outer Banks desmoronar na água disse que a limpeza foi dolorosa. Ele diz que não ficaria surpreso se mais casas desabassem.
“Há muita onda e vento, e está ficando mais alto a cada dia nesta região”, explicou Koontz.
Autoridades de Cape Hatteras dizem que também organizarão uma limpeza voluntária da praia assim que for seguro e as estradas forem reabertas.