“Eu estudei a vida inteira em escolas públicas, e hoje eu sou formada em direito, sou advogada e sou mestra em direito econômico pelo Mackenzie também, graças a uma bolsa da Capes”.

Tamires Sampaio foi a primeira mulher negra a presidir o centro acadêmico da Faculdade de Direito do Mackenzie, foi vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) e é militante da CONEN. Por meio de políticas públicas, teve acesso à Universidade e moradia digna, e entende a importância destas políticas na vida da população negra e pobre do Brasil. Quer ocupar a política para poder transformar a vida de mais pessoas. Em São Paulo, apenas 2 mulheres negras foram vereadoras, e Tamires busca mudar isso, acredita ser fundamental eleger mulheres, negras e megros, LGBTs e indígenas, juventude e classe trabalhadora e periferia para que as pautas sejam representadas, e as lutas sejam reverberadas com resultados práticos nas leis da cidade

“Eu não aguento mais ouvir que a periferia precisa vir pro centro da cidade. Na verdade, a periferia precisa ser considerada a cidade, mesmo porque a vida de São Paulo, a produção cultural, a criatividade, a energia da nossa cidade, ela está nos bairros da periferia”. 

A candidata sabe que a juventude precisa expressar sua cultura sem ser criminalizada como acontece atualmente, em uma São Paulo que violenta, que segrega, criminaliza e exclui a juventude, negras e negros, mulheres, LGBTs, classe trabalhadora e povos indígenas. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tamires Sampaio 13011 (@soutamires.sp) em

Tamires apresenta uma campanha antirracista e de bem-viver para SP, e entende a saúde, por exemplo, como algo bem mais amplo que somente hospitais, mas moradia digna, saneamento básico, água encanada, alimentação saudável, estimulando a criação de hortas comunitárias. Defende também a educação, porque entende que é um instrumento de transformação social,  de garantir oportunidades, especialmente para juventudes negras da periferia, e para isso foca na valorização de professores, da educação pública e garantir que sejam implementadas as leis que torna obrigatório o ensino da história afro-brasileira e indígenas nas escolas.

A soma de suas propostas visa construir uma cidade antirracista e com bem-viver, uma cidade de São Paulo para todas, todos e todes.

Acesse Pretas e Pretos no Poder e conheça candidatas incríveis em todo o Brasil.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada