Capoeirista, professora de educação física da rede estadual e musicista, Tallia Sobral é candidata a vereadora em Juiz de Fora e traz um novo olhar sobre a cidade. Foi através dessa expressão cultural que pode entender melhor nossa história e as formas de resistência. Como parte da União Cultural da Capoeira dá aulas há 15 anos em projetos e espaços culturais. É também integrante do coletivo “De Dandara às Marias”, construído por mulheres capoeiristas da Zona da Mata Mineira.

“É a capoeira que coloca meus pés no chão e ao mesmo tempo me permite sonhar e projetar uma sociedade diferente, mais justa e igualitária.”

Sua trajetória é marcada pela luta, foi militante do D.A. da Faefid/UFJF, do PSTU, Movimento Mulheres em Luta, vice presidente da SIPA da AMAC e diretora da Subsede do SindUTE / JF. Atualmente é militante da Resistência e do PSOL e faz parte da Resistência Feminista e do coletivo Salto!. Trabalhou em projetos sociais, na assistência social com “Curumins”, e na rede municipal de ensino antes de lecionar nas quadras do Benfica na Zona Norte de Juiz de Fora. Sempre conectada com a periferia e atuando junto às pessoas mais carentes da cidade.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tallia Sobral 50000 (@tallia_sobral) em

Tallia não chega só e já experimenta coletivamente há mais de uma década o pensar a cidade de forma plural. Na luta contra as opressões reforça que está ao lado da maioria da sociedade composta por mulheres, negras e negros, indígenas e LGBTQIAP+. Como Bi, sente na pele o preconceito e de seu lugar de privilégio entende que é preciso somar forças às lutas de quem é marginalizado e excluído socialmente. “Nossa existência vem sendo ferida, reprimida e anulada. Lutar contra as opressões é lutar por nossa vida e o direito de existir.” Vegana, mãe de três cachorros e amante das plantas, percebe nos pequenos detalhes da vida, na simplicidade das ações, revoluções gigantescas a serem encampadas.

“A partir da nossa realidade concreta, precisamos pensar as nossas pautas, defender uma expansão pública, gratuita e de qualidade. Precisamos defender a cultura de uma forma ampla, que a periferia seja o centro.”

Acesse a Campanha de Mulher e conheça candidatas incríveis em todo o Brasil.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos