Vem aí o mata-mata da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023
As oitavas de final da Copa do Mundo Feminina começam nesta madrugada, no sábado (05). Saiba o que esperar de cada partida
Por Aline Nogueira
As oitavas de final da Copa do Mundo Feminina começam nesta madrugada, no sábado (05), e os confrontos prometem ser emocionantes. Nesta etapa, as equipes classificadas precisarão mostrar ainda mais habilidade, garra e determinação se quiserem avançar no torneio.
Após 48 partidas e 126 gols marcados em duas semanas de bola rolando, 16 nações carimbaram vaga para o mata-mata da competição. São elas: Suíça, Noruega, Austrália, Nigéria, Japão, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Estados Unidos, França, Jamaica, Suécia, África do Sul, Colômbia e Marrocos.
Os jogos agora serão realizados em formato eliminatório, ou seja, cada equipe terá apenas uma chance de avançar para a próxima fase. Quem perder, está fora.
Em caso de empate, a partida vai para prorrogação (total de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15) e, se a igualdade no placar persistir, o confronto será decidido nos pênaltis.
O que esperar dos próximos jogos?
05/08 (2h) – Suíça x Espanha (Eden Park, Auckland, Austrália)
Classificada em primeiro lugar pelo grupo A, a Suíça é um time organizado, mas que até agora não mostrou tanta força ofensiva, marcando somente dois gols em três jogos. No entanto, é uma das poucas seleções que não tiveram sua meta vazada pelas adversárias na fase de grupos deste Mundial.
A Espanha, por sua vez, chegou ao torneio como uma das favoritas ao título, mas se classificou em segundo lugar no Grupo C após ser derrotada pelo Japão por 4 a 0. Mesmo assim, até aqui a Fúria Roja é o time com mais posse de bola, chutes a gol e passes completos. Espera-se que a camisa 10 e melhor jogadora do mundo na atualidade, Alexia Putellas, desencante e mostre nas oitavas todo o seu potencial.
05/08 (5h) – Japão x Noruega (Wellington Regional Stadium, Nova Zelândia)
A expectativa é alta para este embate que coloca frente a frente duas seleções que já foram campeãs mundiais: o Japão em 2011 e a Noruega em 1995.
As Nadeshiko fizeram uma campanha perfeita na fase inicial, terminando em primeiro lugar no grupo C com o melhor ataque da competição e uma defesa sólida, que ainda não levou gols. A meio-campista Miyazawa é o destaque do time e a artilheira da Copa com quatro gols.
Para as norueguesas, a classificação para as oitavas foi mais complicada e a vaga só se confirmou após a goleada por 6 a 0 contra as Filipinas, ocorrida na partida final da fase de grupos. Na ocasião, a atacante Sophie Haug estufou as redes três vezes.
05/08 (23h) – Holanda x África do Sul (Sydney Football Stadium, Austrália)
Atuais vice-campeãs do mundo, as holandesas seguiram para a próxima fase na liderança do grupo E, após aplicarem a maior goleada desta Copa, um 7 a 0 sobre o estreante Vietnã. Referência no meio de campo, Jil Roord é uma das artilheiras do torneio com três gols.
Já a África do Sul garantiu a vaga após um resultado histórico. Em um jogo eletrizante, com direito a virada no finalzinho, as Banyana Banyana superaram a Itália por 3 a 2, ficando com o segundo lugar do grupo G.
06/08 (6h) – Suécia x Estados Unidos (Melbourne Rectangular Stadium, Austrália)
Ao contrário das edições anteriores, as atuais bicampeãs mundiais não entregaram a atuação dominante que se esperava nesse início de Copa e avançaram de fase com a pior campanha de sua história. As norte-americanas terminaram em segundo lugar no grupo E. Se não fosse a trave salvadora que evitou o gol português já nos acréscimos do terceiro jogo, os EUA estariam eliminados.
Desta forma, se o histórico do duelo contra os Estados Unidos em Copas do Mundo é desfavorável à Suécia, a equipe aposta no bom momento do time para sair com a vitória. A seleção nórdica avançou para as oitavas de final em primeiro lugar no grupo D, com 100% de aproveitamento. Para o próximo confronto, a zagueira Nathalie Björn disse que manter a posse de bola será uma das armas suecas para criar dificuldades para as rivais.
07/08 (4h30) – Inglaterra x Nigéria (Suncorp Stadium, Brisbane, Austrália)
A Inglaterra, atual campeã da Eurocopa Feminina, mostrou em campo porque é uma das favoritas ao título. As Lionesses passaram sem sustos para a próxima fase, com excelente aproveitamento e o primeiro lugar do grupo D. A jovem atacante Lauren James, de 21 anos, vem brilhando em campo, sendo um dos grandes destaques do torneio até o momento.
Uma das surpresas da Copa, as nigerianas se classificaram de forma surpreendente para as oitavas. A goleira Nnadozie foi uma das responsáveis pelo sucesso do time ao defender o pênalti cobrado pela canadense Christine Sinclair, maior artilheira de seleções do futebol. A atacante Asisat Oshoala, que por cinco vezes foi eleita a melhor jogadora africana, também fez história, sendo a primeira do continente a marcar gols em três Copas do Mundo.
07/08 (7h30) – Austrália x Dinamarca (Stadium Australia, Sydney, Austrália)
A Austrália mostrou força, organização e bom futebol na fase de grupos da competição. Classificadas em primeiro lugar no grupo B, as Matildas eliminaram as canadenses, atuais campeãs olímpicas, após goleada por 4 a 0. No duelo das oitavas contra as europeias, as donas da casa terão nas arquibancadas o apoio da torcida.
Já a Dinamarca confirmou o segundo lugar do Grupo D após manter seu favoritismo derrotando o Haiti por 2 a 0, pela última rodada da primeira fase. A melhor campanha da equipe em mundiais femininos foi em 1995, quando chegou às quartas de final.
08/08 (5h) – Colômbia x Jamaica (Melbourne Rectangular Stadium, Austrália)
Vice-campeã da Copa América, a Colômbia se tornou uma das sensações deste mundial após desempenho surpreendente e classificação em primeiro lugar no grupo H, que tinha a Alemanha como franca favorita. Para seguir na competição, o time sul-americano conta com a habilidade da jovem atacante Linda Caicedo, de 18 anos.
A classificação das Reggae Girlz, além de inédita, foi ainda mais impressionante. Desmobilizada e sem incentivo da federação, as jamaicanas contaram com apoio de fãs do futebol e de parentes para levantar fundos para disputar o Campeonato da Concacaf, eliminatório para a Copa do Mundo.
Com muito foco e determinação, a Jamaica enfrentou Brasil, França e Panamá, não sofreu nenhum gol e ainda se garantiu na segunda vaga do grupo F.
08/08 (8h) – França x Marrocos (Coopers Stadium, Adelaide, Austrália)
A partida que encerra as oitavas de final coloca frente a frente França e Marrocos, uma favorita e uma surpresa, colonizadas e colonizadoras, repetindo o confronto das semifinais da Copa do Mundo Masculina de 2022.
As francesas são uma das favoritas ao troféu e chegam como vencedoras do grupo F. A equipe deposita muita confiança nas atacantes Kadidiatou Diani e Le Sommer, decisivas até aqui, para seguir estufando as redes e avançando na competição. Vale lembrar que as Le Bleus nunca foram campeãs do torneio.
A única estreante da Copa do Mundo Feminina a avançar para as oitavas de final, a seleção marroquina ficou com a segunda vaga do Grupo H, se tornando a terceira do continente africano a avançar para o mata-mata, junto com Nigéria e África do Sul.
E que comecem os jogos!
A partir de amanhã veremos quais equipes têm as melhores estratégias para avançar às quartas de final.
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube