Por Argos Pereira Braga

A Universidade de São Paulo (USP) é a universidade brasileira mais bem posicionada no THE University Impact Ranking 2024, divulgado em 12 de junho pela Times Higher Education (THE). Classificada no grupo 101-200, a USP destacou-se pelo seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, avaliando suas contribuições em pesquisa, divulgação e governança.

A universidade obteve entre 84-89,1 pontos de um total de 100, sendo reconhecida entre as 100 melhores do mundo em quatro ODS específicos: Trabalho e Crescimento Econômico; Fome Zero; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Energia Limpa.

Nesta edição, mais de 2.100 instituições de 125 países foram avaliadas. Pelo terceiro ano consecutivo, a Western Sydney University (Austrália) liderou a lista, seguida pela University of Manchester (Reino Unido) e pela Universidade da Tasmânia (Austrália). Além da USP, outras instituições brasileiras que se destacaram foram: Unicamp, Unesp, UFPR, UFPA, Unifei, UFSM e UEL, todas no grupo 301-400.

O ranking avalia a contribuição das universidades para um futuro sustentável, analisando evidências de ações relacionadas aos 17 ODS da ONU, como inclusão social e mudanças climáticas. Para mais detalhes, acesse a página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.