Uso indevido de agrotóxico causou a morte de 80 milhões de abelhas na Bahia
Epicentro dos casos foi a cidade de Ribeira do Pombal, com pelo menos mil colmeias atingidas
O uso do agrotóxico Fipronil causou a morte de 80 milhões de abelhas na Bahia em pouco mais de um mês. A cidade de Ribeira do Pombal foi o epicentro dos casos, com cerca de mil colmeias de 32 apicultores atingidas, segundo dados da Cooperativa de Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp).
O agrotóxico foi apontado como causador das mortes em resultados iniciais de exames laboratoriais em duas amostras.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente da Cooperatia, José Carlos Santos da Fonseca, disse que o governo do estado iria assumir a responsabilidade do caso e por isso não foram feitos mais testes.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, desde 2021 o estado vem registrando episódios de mortandade de abelhas causadas, principalmente, pelos uso dos agrotóxico Fipronil.
À Folha, o Ministério Publico disse que requisitou informações das entidades ligadas ao tema e que verificará a possibilidade de uma atuação em nível regional para identificar a causa das mortes e os responsáveis,
No último mês, foi o estado do Mato Grosso que registrou problema semelhante, com pelo menos 100 abelhas mortas pelo uso do mesmo agrotóxico, que foi lançado por um avião agrícola em uma fazenda de algodão.