É engraçado como as Big Techs, como Google e Facebook, adoram se apresentar como salvadoras da humanidade, com seus serviços “gratuitos” e “essenciais” à vida moderna. No entanto, basta um projeto de lei como o PL 2630, conhecido como PL das Fake News, ameaçar seus interesses comerciais para que essas gigantes comecem a se comportar como crianças mimadas, espalhando medo e desinformação em busca de apoio público.

A ironia é que, mesmo com toda essa agitação e indignação, as Big Techs deveriam estar agradecendo aos céus que a maioria das pessoas ainda não se deu conta dos benefícios da desprivatização dessas empresas. Isso mesmo, transformá-las em organizações multinacionais, geridas por modelos de governança colaborativa e distribuída, com tecnologias de código aberto e sustentabilidade que promova inovação e eficiência para o usuário, em vez de lucro para seus acionistas bilionários.

Veja o exemplo do Google, que não hesitou em inserir um link em seu buscador para uma carta do presidente Fábio Coelho, afirmando que o PL 2630 tornaria a busca “menos útil e segura”. Ah, é mesmo? Eles se preocupam tanto com nossa segurança que o modelo de negócios deles é baseado em extrair e vender nossos dados pessoais para anunciantes, certo? Comovente.

Imagine um mundo onde esses serviços essenciais, que já se tornaram praticamente utilidade pública, não fossem controlados por empresas cujo principal objetivo é gerar lucro, mas sim por organizações colaborativas e distribuídas, comprometidas com o bem-estar e a privacidade dos usuários. Seria incrível, não?

Então, queridas Big Techs, antes de chorarem e espernearem por causa de regulações como o PL 2630, agradeçam que ainda não estamos discutindo seriamente a desprivatização de suas operações. Porque, quando isso acontecer, talvez vocês realmente tenham motivos para se preocupar.

E nós, usuários, talvez possamos finalmente ter um ambiente digital mais justo, democrático e verdadeiramente voltado para o bem-estar de todos, em vez de apenas aumentar os lucros das Big Techs e seus acionistas.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades