O governo da Ucrânia aceitou realizar negociações com a delegação russa em Gomel, na Bielorrússia, e deverá ir até a fronteira do país a fim de um possível cessar-fogo na guerra entre os países. A informação é da AFP, Sputnik News e RIA.

Ainda de acordo com as agências, Vladimir Medinsky, líder da delegação russa em Gomel, confirmou que o encontro poderá garantir um acordo de paz, ainda que prometeu manter posições “intransigentes” durante a negociação. A assessoria do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também afirmou que as negociações deverão ocorrer sem condições preliminares.

O anúncio do governo ucraniano foi feito uma hora e meia depois do prazo que a Rússia havia orientado para a negociação. O presidente ucraniano havia criticado a escolha de um território bielorrusso para a reunião, mas voltou atrás.

Segundo o vice-ministro do interior da Ucrânia, Eygeny Yenin, o encontro será realizado na manhã desta segunda-feira (28), horário local, nas proximidades do rio Pripvat, na fronteira dos dois países. Representantes da Rússia já estão na cidade de Gomel, neste domingo (27) para o início das negociações. A delegação é formada por representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Defesa e integrantes do gabinete do presidente Vladimir Putin.

A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou hoje ao quarto dia.