A lendária banda de rock U2 terá uma série da Netflix. A empresa de streaming está se unindo a JJ Abrams e a Bad Robot Productions para desenvolver o projeto, conforme apurou com exclusividade o The Hollywood Reporter.

Ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento, a série será escrita por Anthony McCarten. O escritor indicado ao Oscar marcará seu retorno ao mundo das cinebiografias musicais após “Bohemian Rhapsody” de 2018, que se concentrou no vocalista do Queen Freddie Mercury (Rami Malek).

Detalhes do envolvimento do U2 estão sendo mantidos em sigilo, embora fontes digam que a banda por trás de hits como “With or Without You” e “Pride (In the Name of Love)” está envolvida e deverá sancionar o projeto. A série vem da Warner Bros. Television e os detalhes da trama também estão sendo mantidos em sigilo. Representantes da Netflix, Warners e Bad Robot se recusaram a comentar.

A notícia da série U2 chega em um momento em que filmes biográficos com temas musicais têm ressurgido e ganhado popularidade após o bom aceite de Bohemian Rhapsody de McCarten, Rocketman de 2019 e o próximo filme de Elvis Presley de Baz Luhrmann, estrelado por Austin Butler. Há uma busca em andamento de uma atriz que possa interpretar a ícone pop Madonna em uma cinebiografia que a Material Girl está coescrevendo e dirigindo. Um filme biográfico de Bob Marley também está em andamento.

O U2, liderado por Bono, o guitarrista The Edge, o baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullen Jr, foi formado em 1976 em Dublin, na Irlanda, e lançou 14 álbuns de estúdio. A banda já vendeu mais de 170 milhões de discos em todo o mundo, levando para casa um recorde de 22 Grammys. O grupo foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2005. Com álbuns como The Joshua Tree, Rattle and Hum, Achtung Baby e, mais recentemente, Songs of Innocence e Songs of Experience, o grupo ficou em 22º lugar no ranking da Rolling Stone 2010, que lista os maiores artistas de todos os tempos.

Por sua parte, McCarten é um aclamado biógrafo que também explorou as vidas de Stephen Hawking, Winston Churchill e Papa Bento XVI e Cardeal Jorge Mario Bergoglio (o futuro Papa Francisco) em A Teoria de Tudo (2014), A Hora Mais Escura (2017) e Os Dois Papas (2019), respectivamente. Ele ganhou indicações ao Oscar de melhor roteiro adaptado por seu trabalho em Teoria de Tudo e Dois Papas. A Hora Mais Escura e A Teoria de Tudo também foram indicados para melhor filme no Oscar.

Desde a assinatura de um enorme acordo geral com a Warner Media em setembro de 2019, a Bad Robot vem aumentando agressivamente sua lista televisiva. Abrams e sua empresa Bad Robot, que ele administra com a parceira (e esposa) Katie McGrath, também estão por trás da franquia Liga da Justiça Sombria da DC Comics da HBO Max, que apresenta programas como Constantine e Madame X.

Confira a publicação original em The Hollywood Reporter