O ator Troy Kotsur vence na categoria de Melhor Ator Coadjuvante e se torna o primeiro homem intérprete surdo a conseguir tal feito, em 94 anos de Oscar. O norte-americano já havia colocado seu nome na história da academia com sua indicação ao prêmio, pelo filme “No Ritmo do Coração”.

Kotsur se junta a Marlee Matlin, vencedora de Melhor Atriz em 1987, como os únicos atores surdos a vencerem o Oscar.

Em ‘CODA – No ritmo do coração’, filme de Sian Heder, Troy interpreta um surdo que enfrenta dificuldades para manter seu negócio, sendo que as barreiras na comunicação com os ouvintes e a falta de compreensão por parte da sociedade são alguns dos problemas vivenciados por sua família. Isso porque ele, a esposa e o filho, que são surdos, dependem da filha Ruby (Emilia Jones), que é ouvinte, para se comunicarem, por meio da língua de sinais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,5 bilhão de pessoas têm algum grau de perda auditiva (surdez), em todo o mundo. Os dados, divulgados no Relatório Mundial da Audição da OMS, lançado em março de 2021, são os mais recentes divulgados sobre a população mundial com algum tipo de deficiência auditiva.

Assista ao filme no serviço de streaming da Amazon Prime Video.

Saiba quem são os outros premiados do Oscar 2022 aqui

https://midianinja.org/news/vamos-falar-sobre-a-representatividade-surda-no-oscar/

https://midianinja.org/news/no-ritmo-do-coracao-a-traducao-de-filmes-nem-sempre-revela-seu-potencial/