Três lições do filme King Richard
Como a forma que Richard Williams educou Serena e Venus Williams pode ser uma lição a todos
Por Aline Bilches / Operação Claquete
O filme “King Richard”, do diretor Reinaldo Marcus Green, conta a história de Richard Williams, um pai determinado a tornar suas filhas – Serena e Venus Williams – as maiores atletas de tênis de todos os tempos. Nessa jornada elencamos 3 lições para levar para a vida:
01. O Triunfo da Determinação
Richard é um pai resiliente, que busca recursos inúmeros para dar oportunidade de suas filhas se tornarem tenistas respeitadas, em um esporte elitista, ele ressignifica à condição imposta através de extrema determinação e apoio incondicional.
02. Humildade como valor inegociável
Richard reforça que o espírito competitivo no esporte é saudável, mas não pode ser transformado em rivalidade. Ele discursa que mesmo diante dos desafios é preciso ser humilde e respeitar os processos dos competidores.
03. Criando mulheres fortes e confiantes
“Nada é mais poderoso que uma mulher que sabe pensar” – trecho do filme que Richard cita para suas filhas Serena e Venus Williams. A criação de Richard e Brandi Williams é baseada no equilíbrio entre exigência e acolhimento, eles reconhecem o talento das tenistas e buscam despertar, através uma educação inclusiva, o melhor que há em cada uma.
O longa foi indicado ao Oscar nas categorias: Melhor Filme (2022), Melhor Ator (Will Smith) e Melhor Atriz Coadjuvante (Aujanue Ellis).
Aline Bilches é publicitária e entusiasta de filmes e séries, ela é produtora de conteúdo e dona da página Operação Claquete. Escreve análise crítica sobre o tema e cria em sua página um espaço de troca sobre tudo relativo à entretenimento.
Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA