Três filmes produzidos pela Cavideo integram a seleção oficial do Festival do Rio 2023
Produções independentes também marcam presença na 25ª edição do evento
Por Marilda Campbell
O Festival do Rio também é feito de produções independentes. Em 2023, três obras produzidas pela Cavideo, do diretor e produtor independente Carlos Vinicius Borges, mais conhecido como Cavi Borges, foram selecionadas para o Festival.
O documentário “Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica”, dirigido por Neville de Almeida, participa da Mostra O Estado das Coisas; o longa de ficção “Ana”, de Marcus Faustini, está na Mostra Competitiva da Première Brasil; e na Mostra Retratos Curtas será exibida a produção “Celebrazione”, de Luiz Carlos Lacerda.
Para produzir seus filmes, Cavi Borges usa a criatividade, buscando outros caminhos e soluções alternativas além dos editais públicos. Com isso, ele investe na formação de parcerias. Para Cavi, “cada filme deve ser tratado como um trabalho único e cada parceria é ajustada de acordo com as necessidades da produção”.
Estar com três filmes no Festival é a realização de um sonho. Cavi ressalta que o Festival do Rio é um evento que ajudou (e ajuda) a formar gerações de cinéfilos. É onde se tem acesso a filmes que possivelmente não serão vistos no circuito comercial.
“É uma grande vitrine para as produções nacionais. Afinal, curadores de outros festivais convidam cineastas e produtores a participarem de seus eventos, abrindo as portas para uma trajetória internacional para o filme”, ressalta o produtor.
Confira a programação dos filmes:
“Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica”, de Neville de Almeida
O cineasta impõe questionamentos sobre o desmatamento, o garimpo ilegal e o tratamento do Brasil com os povos negros e indígenas. Rodado de forma artesanal, com produção minimalista, o filme rememora o passado recente do país.
Dia 9/10 (segunda) – 21 horas – Estação NET Rio
“Celebrazione”, de Luiz Carlos Lacerda
Homenagem ao centenário de Pier Paolo Pasolini. O filme narra sua passagem pelo Rio de Janeiro em 1970, voltando da Argentina na companhia da cantora Maria Callas, quando conheceu o jovem soldado Joaquim.
Dia 10/10 (terça) – 19 horas – Estação NET Botafogo
Dia 11/10 (quarta) – 17 horas – Estação NET Rio
Dia 14/10 (sábado) – 15h45 – Reserva Cultural Niterói
“Ana”, de Marcus Fautini
Ana perdeu a mãe, trabalha como passeadora de cachorros na zona sul do Rio de Janeiro e mora na periferia da cidade. Seu irmão está descobrindo o universo drag queen, gerando tensões com a vizinhança homofóbica. Ana tem um grupo de amigas ativistas que buscam apoiá-la, inclusive dando suporte para sua saúde mental. A chegada de um antigo namorado acirra tensões pessoais e chama a atenção de grupos armados que dominam a região.
Dia 12/10 (quinta) – 17 horas – Estação NET Gávea
Dia 13/10 (sexta) – 10h30 – Cine Odeon
Leia mais:
https://midianinja.org/news/festival-do-rio-chega-a-sua-25a-edicao-com-exibicao-de-filmes-nacionais-e-internacionais-confira-os-destaques/