Tobago evoca o desejo que não se curva a empecilhos sociais em ‘Enlevo’, seu segundo álbum
A obra é a mais pura manifestação do poder negro que rompe barreiras para existir exuberantemente
Por Noé Pires
Em um mundo onde as oportunidades parecem escassas e as barreiras se erguem como muralhas, um jovem negro retinto desafia as expectativas, determinado a conquistar seu lugar ao sol. O compromisso de Junior Tobago (@juniortobago) com sua própria jornada é inabalável, impulsionado pela força interior que o guia através das ruas da vida. “ENLEVO”, segundo álbum deste artista de 25 anos, chegou às plataformas digitais no dia 25 de abril, junto ao videoclipe da música “Camarim” (feat. Laysla Lady), e serve de inspiração – musical e filosófica – para aqueles que testemunham sua batalha incansável pelo seu “corre”.
Tobago define este trabalho como uma espécie de “renascimento”, onde o dourado da capa se sobressai, mas o ouro a que o artista se refere tem a ver com a transformação de suas dores em música. O seu ouro particular. “O título do álbum vem de ‘arte-enlevo’. Eu queria algo forte e que soasse marcante como as faixas do álbum estavam se tornando. E por alguma razão ele tem essa pegada mais dançante, vibrante do afrobeat. Mas é claro que também trago um pouco das minhas referências do pop e do hip hop”, explica.
Produzido pelo experiente MENDZ, as novas canções são reflexo do universo que Tobago acredita ser capaz de criar para si mesmo. No primeiro single, “Brincando com Fogo”, ele canta sobre a autoconfiança de um cara destemido, sedutor e de forte magnetismo. Em “Camarim”, próxima música de trabalho, o empoderamento é o tema da vez. “É sobre aquele dia que você quer sair com seus amigos, curtir, e que você sabe que domina essa energia que ronda tudo. E que as pessoas ficam doidas pra saber de onde vem”.
Músicas como “La Mañana” e “Impossível” são uma espécie de mantra para quem deseja realizar sonhos. Mas que, sobretudo, precisa fazer seu corre. “Essas faixas eu escrevi a partir de uma perspectiva de que não quero ter de lidar com a frustração. Não é porque sou um homem negro, gay e nascido numa cidade do interior que vou me privar do que desejo. Ninguém pode me limitar de usar o poder que sei que tenho de escrever a minha história”, enfatiza.
Desde a capa até os temas abordados em cada faixa, “ENLEVO” é sobre um jovem artista que se encontra em estado de pura admiração e encantamento. Cada suspiro é uma melodia suave, cada passo é uma dança graciosa. Ao enlevar-se, Junior Tobago transcende as preocupações mundanas e entrega-se à pura alegria de existir, como se o próprio universo estivesse sussurrando segredos de felicidade apenas para ele.
Nesta mesma data, junto ao disco, chega ainda o suntuoso videoclipe do single “Camarim”, feat com a poderosa Laysla Lady, dirigido pelo grande parceiro artístico Pietro Godinho. O vídeo traz cenas envolventes dos cantores e alguns dançarinos, num cenário minimalista, com figurinos exuberantes que dialogam com a identidade visual do trabalho. “Estava esperando por este momento há um tempo, sabe? O Tobago é mais do que apenas meu amigo: ele é meu artista. Amo sua voz e sua postura. Admiro seu trabalho e sua determinação. Criar ao lado do Tobago é o meu maior prazer na vida: é como dar luz à minha imaginação. Ser diretor criativo desta nova era é minha realização”, declara-se o diretor, em um post no instagram em que anuncia o clipe.
Este projeto foi realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura de São Roque com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Tracklist de “ENLEVO”:
- Intro
- Brincando Com Fogo
- Camarim (feat. Laysla Lady)
- La Manãna (feat. Camargo)
- Quando Você está
- Impossível
- Você Esperava
Sobre o artista
Junior Tobago nasceu em São Roque, interior de São Paulo, e despontou para a música em 2019, quando lançou seu primeiro single “Te Querendo”. No ano seguinte foi a vez do álbum de estreia, “Ascensão”. O artista, que também ama fotografia, impressiona pela voz intensa, charme e sedução em ritmos como o afrobeat, r&b, pop e soul.