Traduzido originalmente de The Guardian

Uma tentativa de humilhar Alexandria Ocasio-Cortez, a mais jovem deputada recém empossada nos Estados Unidos, já saiu pela culatra, provocando uma enorme manifestação de apoio para ela.

Um vídeo de 30 segundos foi postado por um usuário do Twitter chamado AnonymousQ, mostrando Ocasio-Cortez dançando no telhado de um prédio enquanto estava na faculdade.

“Aqui está o parceiro favorito dos Estados Unidos, que age como o idiota que ela é”, dizia o post, com o usuário, que desde então excluiu sua conta, alegando que era um “vídeo do ensino médio de ‘Sandy’ Ocasio-Cortez.”

Mas, ao invés de constranger Ocasio-Cortez, que foi eleita para representar o 14º distrito congressional de Nova York em novembro, o vídeo reforçou sua popularidade, com muitas pessoas nas redes sociais elogiando-a por ser alegre e divertida.

Depois de ter tweettado a resposta “Você me odeia porque você não é eu, amigos”, Ocasio-Cortez na tarde de sexta-feira postou um novo vídeo curto de si mesma dançando do lado de fora de seu novo escritório no Congresso.

https://twitter.com/MidiaNINJA/status/1081285363904233477

No alegre clipe de 11 segundos, ela dança e canta (ou sincroniza os lábios) ao som de um clássico hit de Edwin Starr, War da Motown: “Para que serve? Absolutamente nada,” apontando meio brincalhona, meio desafiadora para a câmera antes de cair na gargalhada e se arremessar pela porta do escritório como se tivesse ocupado seu assento no Capitólio por anos, não 24 horas.

Com o clipe, ela escreveu: “Ouvi dizer que o Partido Republicano [republicano] acha que as mulheres dançando são escandalosas. Espere até que eles descubram as mulheres do Congresso dançam também! Um ótimo final de semana a todos 🙂

O pequeno clipe original de seus dias de estudante fazia parte de um vídeo mais longo, feito enquanto ela cursava a Universidade de Boston. Nele, ela e vários outros estudantes dançam no telhado de um prédio da universidade, a música Lisztomania da banda Phoenix, em um mash-up de uma dança do Breakfast Club.

O comediante Patton Oswalt brincou: “Ela nunca vai se recuperar do mundo vendo ela… (assiste vídeo) … dançando adoravelmente e se divertindo com seus amigos no ensino médio?”

Reagindo na quinta e sexta-feira até o primeiro vídeo, antes de Ocasio-Cortez postar seus reflexos, o ator Russell Crowe disse que a dança era “fantástica”. Ele acrescentou: “Quanto mais políticos temos como a AOC, mais cedo estaremos dançando”.

Ally Sheedy, que interpretou Allison Reynolds em The Breakfast Club, e cuja a dança Ocasio-Cortez estava imitando, disse que estava “muito feliz com isso”, mais tarde escrevendo: “Eu amo isso #teamAOC.”

https://twitter.com/zachbraff/status/1080992326799974400

Uma conta no Twitter foi criada chamada “AOC Dance To Every Song”, definindo seus movimentos de dança para hits como Kids in America de Kim Wilde e Rebel Rebel de David Bowie.

Os clipes da jovem parlamentar que participaram do programa foram compartilhados centenas de milhares de vezes – enfatizando o quão ruins os políticos costumam dançar, como destacou a primeira-ministra britânica Theresa May e sua ex-secretária estrangeira e inimiga de Brexit, Boris Johnson.

Desde sua eleição, Ocasio-Cortez tem sido repetidamente alvo de críticas da direita, inclusive por suas escolhas de roupas.

A Fox News também a atacou por alegar que não conseguiria pagar um apartamento em Washington DC até que seu salário no Congresso fosse iniciado, dizendo que Ocasio-Cortez estava mostrando a verdade sobre o quão pobre ela era quando tinha US $ 15.000 em poupança. Seu diretor de comunicações confirmou mais tarde que Ocasio-Cortez, um ex-funcionário do Bernie Sanders que ganhou cerca de US $ 27 mil em 2017, tinha menos de US $ 7 mil.

A vitória de Ocasio-Cortez nas primárias democratas contra o titular Joe Crowley foi uma das maiores surpresas da temporada primária. Ocasio-Cortez correu em uma plataforma do Medicare for All e aboliu o departamento de Imigração e Alfândega (Ice). Ela já começou uma campanha para tornar a mudança climática uma questão definidora para o Congresso.

Ela também é uma usuária das redes sociais e tem 1,74 milhão de seguidores no Twitter e 1,2 milhão no Instagram, e regularmente se envolve com elas. Ela postou um diário em vídeo no Instagram documentando sua primeira semana em Washington.