Tentando uma indicação no Oscar 2024, ‘Pedágio’ é o único filme de uma diretora mulher na disputa
Carolina Markowicz, diretora e roteirista, busca uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional
Por Mariana Martins
A diretora Carolina Markowicz é a única mulher com um filme entre os outros seis possíveis indicados para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. O longa “Pedágio” foi roteirizado e dirigido por Carolina e tem seu lançamento marcado para acontecer no Festival de Toronto (7 e 17 de setembro) no Canadá. Esse festival é conhecido como uns dos termômetro para saber as indicações ao Oscar, mas só saberemos o filme selecionado no dia 12 de setembro, já na próxima terça-feira.
Carolina Markowicz, paulistana de 40 anos, tem na sua filmografia com trabalhos em: “Namoro à distância”, “Carvão”, “Órfão” e um curta-metragem chamado “Edifício Tatuapé Mahal”. A diretora receberá, no dia 10 de setembro, o prêmio Tribute Awards no Festival de Cinema de Toronto, na categoria talento emergente. Foi consagrada como a primeira brasileira a receber o Prêmio.
Carolina declarou ao jornal O Globo: “É com imensa honra que recebi essa notícia incrível. O festival faz parte de minha história desde 2014, com meu segundo curta-metragem ‘Edifício Tatuapé Mahal’, passando por ‘Namoro à distância’ e ‘O órfão’. Na edição de 2022 desse festival, tive o orgulho de estrear ‘Carvão’ lá e, agora, seguimos com ‘Pedágio’. Nesse sexto ano em que tenho a alegria de voltar a Toronto com meu segundo longa, esse prêmio me comove imensamente”, disse a cineasta.
O CEO do festival de Toronto, Cameron Bailey, ainda disse em suas palavras que Carolina é “uma das diretoras mais destemidas de sua geração”. Afirmou ainda que ver um futuro emocionante para a cineasta.
“Pedágio” conta a história de Suellen, vivida por Maeve Jinkings, uma mulher humilde que vive do trabalho como cobradora no pedágio. Ao saber que o filho é homossexual, tenta buscar a “cura” fazendo uma renda extra de maneira ilegal. O filme não tem data de lançamento no Brasil, mas é uma produção de Biônica Filmes e Som e Fúria, com coprodução da Globo Filmes e Paramount Pictures. Vale lembrar que o filme “Pedágio” já está na lista de exibição do Festival de San Sebastián, na Espanha.
Confira a lista das possíveis indicações brasileiras ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional:
“Pedágio”, de Carolina Markowicz
“Estranho caminho”, de Guto Parente
“Noites alienígenas”, de Sergio de Carvalho
“Nosso sonho — A história de Claudinho e Buchecha” de Eduardo Albergaria
“Retratos fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho
“Urubus”, de Claudio Borrelli
Leia mais:
https://midianinja.org/news/rumo-ao-oscar-2024-conheca-os-seis-filmes-selecionados-para-tentar-uma-vaga-de-melhor-filme-internacional/