‘Tempo de Ajeum’: Curitiba recebe a 4ª edição do Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo
Festival traz obras com desejo de celebrar a partilha, nutrição e fertilização de imaginários positivos sobre a população negra
Por Luiz Henrique
O Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo, realizado pela Cartografia Filmes, acontecerá entre os dias 12 e 18 de outubro de 2023, pela primeira vez em locais históricos da região central de Curitiba, no Paraná.
A história do Festival se inicia em 2018, com a I Mostra de Cinema Negro Brasileiro, a partir do desejo de Andrei Bueno Carvalho, Bea Gerolin e Kariny Martins de construírem um espaço onde filmes feitos e protagonizados por pessoas negras chegassem a espectadores na construção de novos olhares.
Bea e Karine se encontraram na faculdade de cinema e, juntas, fortaleceram um movimento para entender o porquê de nunca falarem de diretores negros e darem muita ênfase em escolas e movimentos da Europa, enquanto pouco se falava sobre o cinema negro brasileiro e do continente africano.
“E a partir dessa lacuna de formação, começamos a pesquisar e vimos que existia muitos filmes que não chegavam na gente, quem dirá quem não está na universidade, e queríamos possibilitar que esses filmes se encontrassem com outros espectadores. Então, nos juntamos com o Andrei, diretor executivo, e juntos fizemos a primeira edição”, comenta Bea.
Sob o tema “Tempo de Ajeum”, Bea Gerolin explica que é “um chamado, um pedido de atenção para o que colocamos dentro da gente, um olhar para a espiritualidade como maneira de reconexão e inspiração. É também uma reverência ao alimento, à terra, à natureza, e a tudo de nutritivo e potente que saem deles”.
Nas religiões de matrizes africanas, “ajeum” é a palavra utilizada para o ato de se alimentar, é o compartilhamento de axé. Além de tudo, é a celebração da partilha, da nutrição e de saciar a si mesmo e a comunidade com energias boas.
No que diz respeito à periferia e às comunidades negras, o festival conta com oficinas de formação, mesas temáticas e também um transporte que fará uma rota especial em bairros periféricos até os cinemas com exibições no fim de semana.
O Festival começará com a exibição do filme “Marte Um”, do diretor Gabriel Martins e, nos demais dias, contará com oficinas, laboratórios de desenvolvimento de roteiro, mesas temáticas, mostras de curtas e longas nacionais e internacionais para públicos diversos e a presença da comunidade no fim de semana.
Ver essa foto no Instagram
No clima de Dia das Crianças , o festival realizará a “Mostrinha Griot”, com a exibição de obras que potencializam positivamente a infância de crianças negras.
Para mais informações, acesse o site oficial do evento.
Sobre o Griot
O Griot – IV Festival de Cinema Negro Contemporâneo é uma realização da Cartografia Filmes, com incentivo do Ebanx. Apoio: Projeto Paradiso, Candaces Produção Cultural, O2 Pós, Aliança Francesa de Curitiba, Fecomércio PR – Sesc Paço da Liberdade, Cinemateca de Curitiba, Cine Passeio – ICAC, Embaúba Filmes, Filmes de Plástico e Todesplay. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.