Técnico menos bem pago na Copa de 2018 e campeão da Copa Africana: veja o trabalho de Aliou Cissé em Senegal
Aliou Cissé foi o técnico menos bem pago na Copa do Mundo de Futebol em 2018. Campeão da Copa Africana em 2021, ele está fazendo um grande trabalho na Seleção Senegalesa. Conheça mais sobre seu trabalho.
A Copa do Mundo de 2018 teve apenas um técnico negro entre 32 Seleções: o senegalês Aliou Cissé. Na ocasião, foi constatado que ele era o técnico com menor salário no Mundial, o que gerou um importante e muitas vezes esquecido debate sobre a escassez e menor valorização de treinadores negros.
A escassez de treinadores negros se aplica aos mais diversos contextos do futebol: podemos analisar o Brasileirão Masculino, que este ano será finalizado sem nenhum treinador negro entre 20 times. O mesmo vale para o futebol internacional, entre clubes e Seleções, no feminino, masculino e categorias de base.
No caso de Cissé, que treina uma Seleção do continente africano, mais estereótipos se voltam ao seu trabalho, visto que há muitas análises rasas que resumem o futebol africano somente à força física, não analisando a tática, através de pressupostos eurocêntricos.
Cissé é um dos maiores nomes do futebol senegalês e, em 2021, conquistou a Copa Africana de Nações. Em 2019, ele já havia sido vice-campeão do torneio. Ele é técnico da Seleção nacional desde 2015 e vem desenvolvendo um grande trabalho. Este projeto começou em 2013, quando começou a comandar a Seleção sub-23 de Senegal.
Como jogador, Cissé também chegou a uma final de Copa Africana, em 2002, quando foi vice-campeão. Neste ano, ele também levou a Seleção Senegalesa a uma histórica quartas de final de Copa do Mundo. Esta equipe que angariou mais torcedores para Senegal, que por pouco não se tornou a primeira Seleção africana a ser semifinalista, caindo na prorrogação para a Turquia.
Cissé teve grande destaque no futebol francês, começando sua carreira no Lille em 1994. Entre 1998 e 2002 ele jogou no PSG, onde foi campeão da Copa Intertoto da UEFA, ao lado de Ronaldinho Gaúcho. Ele ainda jogou no Montpellier, da França, depois foi para a Inglaterra atuar no Birmingham e Portsmouth, e encerrou sua carreira em 2009 no futebol francês, jogando pelo Sedan e pelo Nimes.
Hoje, aos 47 anos, Cissé é um técnico de muito futuro e que está no projeto visando Senegal na Copa do Mundo de 2026, em uma equipe comandada pelo atacante Sadio Mané.