Na terça-feira, 18 de junho, o Senado da Tailândia deu um passo histórico ao aprovar a redação final de uma lei que reconhece a igualdade de casamento para casais do mesmo sexo. Com essa aprovação, a Tailândia está prestes a se tornar o primeiro país do Sudeste Asiático a reconhecer legalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O projeto de lei, que é o resultado de mais de duas décadas de esforços incansáveis por parte de ativistas, recebeu apoio esmagador dos parlamentares na câmara alta. Para entrar em vigor, a lei ainda precisa da aprovação real e será efetiva 120 dias após sua publicação no Diário Oficial. Isso significa que os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Tailândia poderão ocorrer ainda este ano.

“Hoje comemoramos outro marco significativo na jornada da nossa Lei do Casamento Igualitário”, declarou o primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, em uma mensagem no X (antigo Twitter). “Continuaremos nossa luta pelos direitos sociais para todas as pessoas, independentemente de seu status.”

A medida foi recebida com entusiasmo pelos defensores da causa LGBT, que a consideraram um “avanço monumental”. A Tailândia se tornará a primeira nação do Sudeste Asiático a promulgar uma legislação sobre casamento igualitário e a terceira na Ásia, depois do Nepal e de Taiwan.

“Estamos muito orgulhosos de fazer história”, afirmou Plaifah Kyoka Shodladd, membro do comitê parlamentar sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Hoje o amor triunfou sobre o preconceito. Depois de lutar por mais de 20 anos, hoje podemos dizer que este país tem igualdade no casamento.”