STF determina prisão de bolsonaristas nos EUA, Espanha e estados do Brasil
Ambos são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e são investigados por suas ações contra policiais federais que atuam em investigações no STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou a prisão dos blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio nesta quarta-feira (14), em resposta a um pedido da Polícia Federal (PF).
Ambos são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e são investigados por suas ações contra policiais federais que atuam em investigações no STF. Allan dos Santos está nos Estados Unidos e é acusado de obstrução de Justiça, ameaça e crimes contra a honra, enquanto Oswaldo Eustáquio, na Espanha, é investigado por corrupção de menores, por supostamente usar o perfil de sua filha para postagens.
A operação, batizada de “Disque 100” em referência ao serviço de denúncias de violações de direitos humanos, também incluiu buscas na casa da ex-mulher de Eustáquio em Brasília e na residência do youtuber Ed Raposo no Espírito Santo. A PF alegou que os investigados usaram perfis de crianças e adolescentes para ocultar a autoria de postagens criminosas, aproveitando a proteção legal para menores.
Ao todo, foram cumpridas nove medidas cautelares e dois mandados de busca em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Distrito Federal. O STF investiga desde 2021 a atuação de blogueiros e políticos bolsonaristas por ameaças à democracia.