— Letícia Tomás
[email protected]

Após um ano de muitas realizações: com o lançamento do primeiro disco “Eu Não Morreria Sem Dizer”, participações e colaborações com ÀIYÉ, Chico Chico e Dedé Teicher, finalizado com “Ímpeto” no primeiro lugar do Prêmio de Melhor Música do Ano na votação pública da SIM São Paulo. A Troá, desenvolve mais uma peça nesse projeto audiovisual que permeia a dupla.

O clipe de “Você Me Dá Medo de Morrer Antes da Hora” é um diário visual de diversos espaços vistos e ocupados quando ainda era possível estar inserido em todos eles. “Com a liberdade que o cotidiano nos possibilitava entre 2018 e 2019, filmamos outra época das nossas vidas e do mundo, que acreditamos ter tomado outras formas e significados agora que boa parte de nós está vivendo um dia-a-dia drasticamente diferente”, diz a banda.

Essa discussão sobre os entre-espaços conduz uma experiência sonora e sensorial pela cidade e pela Joatinga, local que serviu de locação para capa do disco ENMSD. O fascínio foi tão grande por aquela ponta de pedra em cima do oceano, que para absorvê-la, inúmeras imagens foram criadas, desde fotos de divulgação e a capa do álbum, até pedaços desse novo clipe.

É uma colcha de retalhos do amanhecer na Floresta da Tijuca, entardecer na Praça Mauá, do ambiente controlado das luzes de um estúdio, das madrugadas no Centro, “tudo que era banal pra gente, tudo que a gente quer de volta.” 

Existe muito o contraste entre o que é natural e o que é projetado, e acreditamos que o encantamento venha de enxergar a particularidade na mistura entre os dois. Muitas vezes íamos para lugares “não-cidade”, como a floresta que aparece em vários momentos do clipe, para também ver o contraste completo e provar que o mais interessante é a mistura.”

Essas imagens fizeram parte de um processo da Carolina Mathias (Vocal/Baixo/Teclado) e Gabriel Castilho (Fotógrafo e Diretor de Arte da Troá) de tentar enxergar a vida da maneira mais encantada possível até então, sempre com a ideia de treinar o olhar pra ver acontecimentos, pessoas, espaços e momentos com mais curiosidade. 

Foto: Gabriel Castilho

Boa parte delas foi captada enquanto os dois produziam o Espio, uma websérie sobre fotografia, filmada com câmera e celular, até agora com quatro episódios no YouTube, se desenvolve através de experimentos visuais que traduzem os primeiros conceitos fotográficos para quem quer se encantar por essa arte de uma maneira criativa e simples, sem tantos termos técnicos. 

Além das imagens do Espio, temos imagens analógicas de Marina Chuva e digitais de Úrsula Barreto e Guilherme França. 

Quem é Troá?

A Troá! é uma dupla de mulheres musicistas: uma baterista e uma multi instrumentista. A sonoridade envolve rock, blues, jazz e mais, tudo meio funkeado, com o grave do baixo e da voz de Carol Mathias, enquanto Manuella Terra conduz a percussão de forma brilhante.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada