Foto: @alinef.producoes

Por Noé Pires

Impulsionadas pelo lema ‘Elas querem é poder’, a banda Gatunas (@gatunasoficial), surgiu em 2017 nas noites de João Pessoa (PB) como uma força autoral independente liderada por mulheres. Com uma sonoridade que passeia por diversos ritmos, como o rock, o pop, o brega e o carimbó, a banda estabeleceu-se na cena musical paraibana com sua representatividade feminina e LGBTQIAP+, conquistando parcerias significativas com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH-PB) e movimentos sociais locais.

Após o sucesso do EP de estreia ‘Gata de Rua’ (2020), vencedor do Prêmio Dynamite de Música Independente, a banda lançou seu novo disco ‘Meu corpo, minhas regras’ (2022), consolidando ainda mais sua mensagem de empoderamento feminino. Com um som que abraça influências regionais e letras impactantes, o álbum reflete não apenas as incertezas geradas pela pandemia de COVID-19, mas também as questões políticas e sociais que afetam as mulheres e minorias.

O lançamento do álbum ocorreu em abril de 2022, seguido por um show no Espaço Cultural José Lins do Rêgo em João Pessoa(PB) como parte do evento ‘Paraíba pela dignidade menstrual’, promovido pela SEMDH em apoio à Fundação Espaço Cultural (FUNESC).

Com Ruanna Gonçalves (guitarra e vocais), Morgana Morais (baixo e vocais), Marcondes Orange (bateria) e Adrielly Oliveira (teclado e sintetizadores), as Gatunas têm se destacado nacionalmente com sua resistência política e empoderamento feminino. Seu single ‘Ode ao Bozo’ (2019) já acumula milhares de plays no YouTube e Spotify.

A banda circulou em 2022 por diversas cidades para apresentar seu novo trabalho, proporcionando ao público uma experiência única que vai além da música. Em seus shows, as Gatunas compartilham suas vivências como mulheres e artistas, assumindo com protagonismo o palco para expressar suas dores, amores, lutas e conquistas.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos