Por Noé Pires

Emergindo com força no cenário independente de Santa Catarina, a banda Exclusive Os Cabides (@exclusiveoscabides) vem conquistando corações e ouvidos com uma fusão autêntica de música brasileira e rock. Com uma identidade singular e uma pegada alternativa, a banda se destaca na cena local, inspirada pelas ricas referências dos anos 70, tanto nacionais quanto internacionais.

Foto: Laura Brunato

O primeiro álbum da banda, “Roubaram Tudo” (2020), ressoa como um eco vibrante da coletânea “Brazilian Guitar Fuzz Bananas”, trazendo uma energia única e nostálgica. Antes disso, o EP “Para Endoidar O Cabeção” (2019) já mostrava a criatividade e ousadia do grupo.

Em 2021, lançaram o single “Lagartixa Tropical”, uma faixa de voz e violão bem-humorada que, em apenas 1 minuto e 25 segundos, conquistou o TikTok, viralizando e alcançando públicos de todas as idades. Em 2023, foi a vez de “Rua da Lua Cheia”, acompanhada de um videoclipe cativante.

Os shows ao vivo da Exclusive Os Cabides são um espetáculo à parte, sempre cheios de energia e diversão, atraindo um público fiel e vibrante. Destacam-se apresentações memoráveis no Festival Bradamundo em 2020 e na Maratona Cultural de Florianópolis em 2022 e 2023. Além disso, dividiram o palco com bandas renomadas como Terno Rei (SP), Boogarins (GO), Holger (SP), Irmão Victor (RS), Catavento (RS), La Leuca (SC), Budang (SC), Applegate (SP), entre outras.

Foto: Laura Brunato

Em 19 de julho de 2024, a banda deu mais um passo importante em sua trajetória com o lançamento de “Coisas Estranhas”, seu segundo álbum de estúdio. Com dez faixas cuidadosamente trabalhadas, o disco nasceu dos ensaios e shows, capturando a energia e a sinergia que a banda construiu ao longo do tempo. Cada canção é um convite para mergulhar no universo único da banda, onde o rock encontra a brasilidade de forma inovadora e cativante.

“O disco nasceu a partir dos ensaios e dos shows. Percebemos que as músicas novas que estávamos fazendo estavam formando um bloco que fazia sentido. Quase todas têm um tema estranho ou inusitado. E a foto da capa do disco nos influenciou desde o início, inspirando o nome do álbum. Coisas Estranhas retrata um universo visual, e foi esse universo que formou o disco”, conta João Paulo Pretto, vocalista e guitarrista da banda que também é formada por Antônio dos Anjos (voz e percussão), Eduardo Possa (guitarra), Jean Lucas (baixo) e Carolina Werutsky (bateria).

Capa: Laura Brunato, Victoria pretto, Lucas Bellaguarda e Gabriel Gatto