Por Vitória Soriano

Com uma natureza extremamente experimental, uma mescla psicodélica e submersa em pós-punk, new wave, grunge e no alternativo, a banda Transmissão Beta (@btmsson) apresenta ao ouvinte uma forma única de fazer e escutar música experimental. A banda gaúcha, direto de Porto Alegre, composta por cinco integrantes (Voz: Ana Plá; Guitarras: Joan Santiago (Santi) e Sofi Visor; Baixo: Bruno Elk e na Bateria: Mirella Mota), é recheada de humor ácido e energia eletrizante, que são muito bem passadas para as músicas e suas composições.

O último clipe lançado pela banda “La Puta Madre”, gravado ano passado, porém só lançado em 20 de junho de 2024, é provocante e caótico ao mesmo tempo que consegue ser cativante e bem construído. A voz chamativa e única de Ana Plá, traz a atenção para as letras provocantes e temas polêmicos que as letras carregam. O trabalho de mixagem dos instrumentos é terrivelmente bem feito e a forma que o baixo distorcido e a guitarra suja tomam espaço na música é divertidamente bem produzida.

O primeiro single lançado pela banda, em 2021, já abre o caminho da natureza provocante da Transmissão Beta: “ST4LIN M4TOU foi pouco”, criada e gravada de forma totalmente caseira, trouxe o sucesso necessário para a banda difundir a sua arte caótica para a capital gaúcha e, futuramente, para o restante do país.

Já “STOP (Você Tem Que Parar)’’, que chegou ao streaming no dia 28 do mês passado, conta com letra igualmente (senão mais) polêmica que de suas outras músicas. Lançada pelo selo Marquise 51 — responsável por distribuir nomes canônicos do rock gaúcho, como Os Replicantes e Júpiter Maçã —, a música foi gravada e produzida por Lucas Hanke e teve a participação de Rodrigo Tambara, responsável por tocar o Órgão Hammond, que deu um toque especial para a produção. O single chegou a chamar a atenção não apenas do público, mas também do vocalista da banda Fresno, Lucas Silveira, que demonstrou apoio à banda.

Foto: Reprodução X (antigo Twitter)