Por Noé Pires

Quando ingressou na faculdade de teatro, Rodrigo Mancusi (@rodrigomancusi) não imaginava que a música se tornaria um dos pilares de sua carreira, muito menos que suas próprias composições ganhariam vida. No dia 25 de abril, o artista lançou seu primeiro álbum solo, “Notícias de Longe”, em todas as plataformas digitais, e no dia 7 de maio aconteceu o show de lançamento no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Rodrigo Mancusi iniciou sua jornada musical com a banda Abacaxepa, formada durante seu período na Escola Superior de Artes Célia Helena. A banda serviu como um laboratório para seus primeiros experimentos musicais, solidificando sua vontade e vocação para cantar e compor. Agora, com “Notícias de Longe”, Mancusi embarca em um novo capítulo, explorando seu lado mais pop.

Resultado de dois anos de trabalho, “Notícias de Longe” apresenta oito canções inéditas e uma releitura do clássico “Sonhos”, de Peninha. O repertório foi testado ao vivo em cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

O álbum solo de Mancusi busca uma abordagem mais acessível e direta, alinhando-se à Nova MPB e incorporando batidas eletrônicas e ritmos latinos.

Guiado por Ivan Gomes, que co-produziu o álbum junto com Mancusi, o disco reflete a rica tradição musical brasileira, ao mesmo tempo em que explora ritmos internacionais, como bachata, salsa e R&B. O álbum também inclui um autêntico forró e um soul, além de muitos samples, técnica popularizada pelo hip hop.

As letras do álbum são confessionais e melodramáticas, abordando temas de amor e desamor.

“Notícias de Longe” representa um processo de amadurecimento e autodescoberta na carreira do artista Rodrigo Mancusi.

O disco também foi lançado como um álbum visual, dirigido por Sillas H. e com direção criativa de Mancusi junto a Sillas e Camis Cal.

Rodrigo Mancusi é cantor, compositor e ator, integrante da banda Abacaxepa, vencedora do prêmio Arcanjo de Cultura 2022. Em 2023, integrou o elenco do espetáculo “Autorretrato” e atuou no filme “Família de Sorte”, com estreia prevista para 2024. Em 2022, iniciou sua carreira solo, explorando temas como paixão, mágoa, sedução e desilusão, sempre com uma perspectiva LGBTQIAPN+.

Com seus projetos, já se apresentou em diversos espaços renomados como o Auditório Ibirapuera, SESCs, Cine Joia, e em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis, entre outras. Mancusi já dividiu o palco com artistas como Liniker, Tassia Reis, Assucena e Francisco El Hombre.

“Notícias de Longe” é um marco na carreira de Rodrigo Mancusi, mostrando ao mundo sua voz singular e suas experiências pessoais através de uma obra autêntica e profundamente emotiva.