SOM Indica: Carol Biazin, a artista que transforma confissões em hits
A cantora, compositora e instrumentista, Carol Biazin, traz características do POP e R&B em suas músicas
Por Priscilane Rocha
Carol Biazin (@carolbiazin) nasceu em São João do Ivaí e cresceu em Campo Mourão, no Paraná. Carol desenvolveu seu amor pela música no norte paranaense. “Foi onde eu mais aprendi sobre música e foi onde eu comecei a sonhar. No Paraná”, comentou a artista.
A cantora e compositora de 27 anos ficou conhecida após participar da sexta temporada do The Voice Brasil em 2017, no qual foi finalista e conquistou o segundo lugar. Logo após o final do programa da TV Globo, a equipe técnica lançou o EP “The Voice Brasil 2017”, que contém músicas autorais dos finalistas, incluindo duas músicas de Carol Biazin. “Não Vai”, uma das músicas, foi lançada ao vivo durante a grande final, com direito a videoclipe gravado nos bastidores.
Carol Biazin também escreve para outros artistas e possui grandes sucessos em sua lista de composições, como “Penhasco2”, música cantada por Luísa Sonza e Demi Lovato.
Carol revela como produz as letras dos seus trabalhos para a própria carreira e parcerias, em entrevista para a Revista Caras. “Primeiro, tive que aprender como compor para outras pessoas. Para mim, eu sempre fui muito crua, direta, visceral. Essa separação foi natural. O meu maior desafio, no final das contas, foi saber como colocaria as referências que tenho dentro de mim para o trabalho. As parcerias sempre se deram de uma relação antes da música, nasceu uma amizade antes de trabalharmos juntos.”
Em março de 2023, Carol Biazin lançou seu primeiro álbum de estúdio intitulado “Reversa”, com 14 faixas. Em dezembro do mesmo ano, a cantora lançou a versão estendida do álbum, “Reversa [in]ato”, com 19 faixas. A artista acumulou mais de 71 milhões de streams e realizou uma turnê de muito sucesso e ingressos esgotados.
Carol foi a única cantora da nova geração a se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York (EUA), em uma homenagem à Bossa Nova. Biazin esteve ao lado de Seu Jorge, Carlinhos Brown, Alaíde Costa, Daniel Jobim e Roberto Menescal.
Carol Biazin lançou diversos singles, videoclipes e compilações, incluindo colaborações em músicas com Ludmilla, Dilsinho, Gloria Groove, e outros. “Ligações de almas”, uma das faixas de seu álbum, conta com a participação de Baco Exu do Blues. Carol também se juntou a Marina Sena e Vulgo FK para “real valor”.
O ano de 2023 foi muito importante para a carreira da artista. Além do lançamento de seu álbum e a “REVERSA Tour”, Carol Biazin se apresentou em grandes festivais, como Lollapalooza, MITA e Rock The Mountain. No ano anterior, foi indicada na lista global VEVO DSCVR Artist To Watch.
Recentemente, Carol apresentou o acústico “nem tão pouco assim” e levou um público de mais de seis mil pessoas para os teatros do país.
Logo após o fim da turnê acústica, Carol Biazin anunciou o lead single “Amor Traumatizado”, que deu início à nova era da cantora. O novo álbum da cantora, “No Escuro, Quem É Você”, será lançado nesta quinta-feira (22) às 21h, no horário de Brasília. O disco contará com 10 faixas, uma delas terá participação da cantora Duquesa.
“[…]Tem coisas que a gente sonha a vida inteira e outras coisas que a gente nem imagina que queria e, quando vê, já estamos realizando!”, disse Carol Biazin para a Revista Caras.