SOM do Acre reúne destaques da cena musical do estado em Noite Acreana em SP
Projeto que fomenta cenário de música autoral da região apresenta shows de Maya Dourado, Filomedusa e Deivid Menezes gastronomia da Casa Tucupi.
O projeto SOM do Acre, que visa mapear, fomentar e posicionar a cena musical autoral do estado do Acre, apresenta a Noite Acreana, que reúne em São Paulo, shows gratuitos de atrações musicais e gastronomia da região, no dia 24 de agosto, a partir das 20h, na Nave Coletiva. Três atrações do Acre foram selecionadas para as apresentações em São Paulo: Maya Dourado, Filomedusa e Deivid de Menezes. Para participar do evento é necessária fazer a inscrição na Rede Floresta Ativista.
Conhecida por suas poesias premiadas no Slam das Minas Acre, a cantora e compositora não binárie Maya Dourado promete uma performance cheia de emoção e originalidade, por meio de vivências únicas da Amazônia. Já a banda de rock Filomedusa, formada em 2006 em Rio Branco, traz riffs marcantes e a voz envolvente de Carol Freitas numa experiência musical potente. Com cinco álbuns lançados, o multi-instrumentista Deivid de Menezes une a tradição dos seringais com ritmos latinos como cumbia e huyno, com linguagem contemporânea.
Além dos shows com a música do Acre, a noite também conta com cardápio especial da Casa Tucupi e suas de autênticas comidas acreanas. A Casa Tucupi é um movimento da chef acreana Amanda Vasconcelos, que ao migrar para São Paulo se inspirou na cultura do Acre para unir sabores, temperos e cheiros de seu estado natal. Um projeto de gastronomia acreana, com toques contemporâneos e criativos, que conta com o Sobrado Tucupi e o Tucupi do Centro, que movimentam a diversidade da gastronomia paulistana.
Som do Acre
As três atrações musicais que se apresentam na Noite Acreana foram selecionadas pelo projeto SOM do Acre e contempladas com passagens aéreas (com instrumentos na bagagem), traslados internos em São Paulo, hospedagem e alimentação na Nave Coletiva. As oficinas, realizadas em julho, apresentaram os seguintes temas: “A música no século XXI – O impacto do digital no mercado da música”, com Pena Schmidt; “O papel das novas plataformas musicais”, com Dani Ribas; “Comunicação e Música – Como contar melhor a história da sua carreira musical”, com Edson Natale; e “Comunicação e gestão de redes sociais – engajamento musical na internet”, com Dríade Aguiar.
O projeto SOM do Acre é realizado a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Léo de Brito para a Associação Coletivo Cultural, com apoio da Casa Ninja Amazônia, Floresta Ativista, Festival Varadouro, SOM.VC, Ministério da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.