
SOM de Minas leva oficinas e debates ao Festival Pá na Pedra 2025, em Ribeirão das Neves
Ação formativa fortalece a música periférica e conecta artistas às dinâmicas do mercado cultural atual.
O projeto SOM de Minas, desenvolvido pela parceria entre Minas NINJA e SOM.VC, participa da terceira edição do Festival Pá na Pedra, realizado entre os dias 6 e 10 de maio de 2025, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante os três primeiros dias do evento (6, 7 e 8 de maio), o projeto promove oficinas e palestras com foco na formação de músicos, produtores e agentes culturais da cidade, valorizando a cena musical das periferias urbanas.
A programação aborda temas como comunicação estratégica para artistas independentes, protagonismo feminino nos festivais, novas plataformas musicais e gestão de carreira no mercado atual. As ações reforçam o papel do SOM de Minas na interiorização e descentralização do fortalecimento da música mineira, promovendo conexões em rede e o reconhecimento da produção cultural comunitária.
As atividades formativas serão realizadas sempre das 19h às 22h, e a participação é gratuita mediante inscrição no portal da Floresta Ativista.
Na terça-feira (6), as oficinas destacam a atuação feminina com Tamara Franklin e estratégias de comunicação com Roger Deff. Na quarta (7), Brey fala sobre novas plataformas musicais e Monge aborda a construção narrativa de carreiras musicais. Encerrando a programação, na quinta-feira (8), o projeto promove uma mesa de debate sobre os desafios do mercado musical contemporâneo, com a participação de Paulo Zé, Talita Cordeiro e Ivan Ferraro.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo portal da Floresta Ativista, no link: https://rede.florestaativista.org/oportunidade/346/
Fortalecimento da cultura periférica
O SOM de Minas atua para mapear e conectar agentes culturais em todo o estado, com ênfase em artistas do interior e das periferias. A iniciativa integra uma estratégia mais ampla de articulação em rede, que visa estimular a criação de circuitos culturais independentes e dar visibilidade a trajetórias musicais fora dos eixos centrais.
Além do mapeamento, o projeto promove eventos, oficinas e mobilizações locais com o objetivo de impulsionar parcerias, circulação artística e reconhecimento das diversidades culturais presentes em Minas Gerais.
Serviço
Evento: Festival Pá na Pedra 2025
Datas: 6 a 10 de maio de 2025
Local das oficinas: Ribeirão das Neves (MG)
Local dos shows: Esplanada Ribeirão – Rua Cataguases, Centro
Entrada: Gratuita
Principais atrações: FBC, Rockfun, Pedro Ezos, Oh Trem Blues, Tunuka, K2, entre outros
Programação completa: @festivalpanapedra (Instagram)
Inscrições para as oficinas: rede.florestaativista.org/somdeminas