De julho a dezembro de 2024, artistas, músicos e produtores mineiros podem participar de um amplo mapeamento para identificar, valorizar e fortalecer a cena musical do estado. O SOM de Minas, projeto desenvolvido pelo SOM-Sistema Operacional da Música e Minas NINJA, busca celebrar a diversidade cultural do interior de Minas Gerais e impulsionar a cadeia produtiva do setor.

O Som de Minas busca mapear e revitalizar a cena da música independente em Minas, estado que já foi palco de uma rede pulsante. Sabemos que aqui temos uma incrível diversidade musical com qualidade e tons vanguardistas. Mapeando podemos também reconectar e fortalecer a articulação entre bandas, produtores e artistas mineiros e retomar um circuito de cultura independente em Minas Gerais,” afirma Talles Lopes, um dos idealizadores da iniciativa.

O resultado do mapeamento irá ser subsídio para a articulação de uma rede de festivais e oportunidades para os artistas mineiros. Os participantes poderão participar das discussões sobre a retomada do Circuito Mineiro de Festivais Independentes e poderão circular entre os eventos do estado em 2025.

O mapeamento

O mapeamento do SOM de Minas não se limita apenas à identificação de artistas. Mais do que isso, o projeto busca criar uma base sólida de dados que permita uma análise detalhada das informações demográficas, gêneros musicais e outras características relevantes do cenário musical do interior.

A iniciativa visa identificar, valorizar e fortalecer a cena musical local através de um questionário online. A pesquisa coleta informações sobre diversos aspectos da trajetória musical dos artistas, desde sua história e estilo musical até suas perspectivas sobre a gestão de carreira, circulação e articulação em rede.

Podem participar artistas, bandas e projetos musicais do interior do estado, além de produtores de festivais e eventos voltados à música independente. A ampla participação no mapeamento é fundamental para a construção de um retrato fiel da rica diversidade musical do interior de Minas Gerais.

Circuito Mineiro de Festivais Independentes

Um dos grandes rotas de música do interior do Brasil, o CMFI irá retomar sua articulação em 2025 e pretende realizar em novembro um primeiro encontro com produtores interessados em participar. O mapeamento do Som de Minas será uma das bases de dados para identificar necessidades e desafios para circulação de artistas e na articulação com outros profissionais da área musical.

Som de Minas

Diante de todas as transformações no mercado da música e da revolução digital que emerge das novas plataformas de streaming, a música independente precisa se reorganizar. Neste sentido, o projeto Som de Minas visa revitalizar a cena da música independente visando fortalecer a articulação entre bandas, festivais, produtores e artistas mineiros e retomar um circuito de cultura independente em Minas Gerais.

Com o apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes, será realizada uma pesquisa e oficinas no estado de Minas Gerais, além de palestras e uma equipe de cobertura para quatro festivais em diferentes mesorregiões do estado. O projeto visa posicionar a nova cena musical mineira e diminuir as distâncias entre esses artistas e o mercado musical nacional.