Estão abertas, até o dia 23 de setembro, as inscrições gratuitas para o edital do encontro “SOM da Bahia – A Música dos 27 Territórios”, que reunirá artistas, produtores e profissionais da música de todas as regiões do estado. O evento será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, integrando a 10ª edição do Festival Suíça Bahiana (FSB), em Vitória da Conquista.

O encontro irá contar com uma programação diversificada que inclui painéis, rodas de conversa e apresentações, promovendo diálogos sobre os desafios, oportunidades e o futuro do setor musical. O objetivo é fortalecer as conexões entre os 27 territórios de identidade do estado, incentivando a troca de saberes e experiências entre os profissionais da música. As atividades serão divididas em três dias: o primeiro será dedicado a formações e rodadas de negócios, enquanto os dois dias seguintes serão voltados para apresentações musicais e encontros livres para networking e troca de experiências.

“Estamos promovendo uma plataforma onde artistas, produtores e demais profissionais da música podem se conectar, compartilhar experiências e discutir desafios e oportunidades. Com isso, buscamos fortalecer as ligações entre as regiões e impulsionar o crescimento do setor musical. O ‘SOM da Bahia’ é um espaço propício para o desenvolvimento de novas parcerias e para o fortalecimento das políticas culturais em nosso estado”, afirma Gilmar Dantas, produtor do Coletivo Suíça Bahiana, organizador do festival.

Foto: Divulgação

O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui. O resultado será anunciado no dia 30 de setembro e divulgado no site Floresta Ativista, além de ser enviado diretamente por e-mail aos selecionados.

A 10ª edição do FSB acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com o tema “A Conquista do Mundo” e entrada gratuita. Reconhecido por sua programação inovadora e diversificada, o FSB reúne artistas de renome e novos talentos. Este ano, o festival contará com apresentações de Supla, Francisco El Hombre, Karina Buhr, Ivyson e Armandinho Macêdo.

Uma parte significativa da programação foi cuidadosamente selecionada por um time de curadoras influentes na cena cultural da Bahia e do Nordeste. Entre elas estiveram Edmilia Barros, produtora com foco na Cultura Afro-baiana, Música e Acessibilidade, e Ana Morena, conselheira da Abrafin, baixista do Camarones Orquestra Guitarrística e realizadora do festival DoSol. As curadoras escolheram artistas e bandas para uma série de showcases, que serão apresentados ao longo do festival.

O Festival Suíça Bahiana é realizado pelo Coletivo Suíça Bahiana através da Lei nº 2.415 de setembro de 2020, que institui o festival no calendário oficial de Vitória da Conquista. O evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur e apoio da Mídia Ninja através do Sistema Operacional da Música – SOM. O festival é filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin).

Foto: Divulgação