Show adiado, mobilização de fãs, MPF acionado: Entenda as 24 horas após morte no show de Taylor Swift
Show desse sábado foi oficialmente adiado as 17h30, algumas horas antes de seu início, devido a onda de calor.
O 1º show da superstar Taylor Swift na noite de ontem (17/11) no Rio de Janeiro terminou com uma notícia trágica: Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, morreu de parada cardiorrespiratória após passar mal devido as temperaturas extremas no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
A estudante de psicologia desmaiou na 2ª música do repertório, em um espaço onde a sensação térmica atingiu os 60°C. Vários outros relatos foram feitos sobre as condições do evento realizado pela T4F (Tickets For Fun), como a falta de acesso livre à água, a obstrução de circulação de ar e a adminstração de clonazepam (Rivotril) para os presentes que passavam mal.
Ana passou cerca de 11h na fila do estádio e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, deu entrada às 20:50 no Hospital Salgado Filho, onde faleceu.
Repercussões
Desde então setores da sociedade demandam respostas. Fãs da cantora mobilizaram uma petição pela “Lei Ana Benevides”, que prevê a garantia de água gratuita em eventos. Atualmente o documento já conta mais de 200 mil assinaturas.
A iniciativa busca evitar negligência em eventos e responsabilizar empresas. Mais de mil pessoas passaram mal durante a apresentação de ontem. A Tickets For Fun foi instada a fornecer água gratuitamente nos próximos shows.
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciou uma portaria com efeito imediato para permitir garrafas d’água em shows no Brasil, além de obrigar a instalação de “ilhas de hidratação” nos eventos. As deputadas federais Samia Bomfim e Érika Hilton acionaram o Ministério Público Federal (MPF), Erika também protocolou um projeto de lei que torna obrigatório o fornecimento de água gratuita em shows no Brasil.
Por determinação de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, o Centro de Operações Rio anunciou mudanças para o show de hoje, como fornecimento de água gratuita nas filas, todos os acessos, entradas e no seu interior durante o evento.
A própria cantora usou as redes sociais para dizer que estava de coração partido pela passagem da fã. Na apresentação da noite anterior, Taylor chegou a pausar seu show para pedir a distribuição de água para fãs que passavam mal.
Em nota, a T4F lamentou o acontecido e disse que a equipe de socorristas do local prestou atendimento à jovem. Apesar de pontuar que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos, a produtora também resolveu liberar copos de água e alimentos no estádio, desde que lacrados.
Hoje, 2º dia de apresentações de Taylor, o show foi oficialmente adiado as 17h30, algumas horas antes de seu início, devido a onda de calor. Ao longo do dia o Alerta Rio marcou 43,8°C na Zona Oeste, com sensação de 59,7°C, batendo novo recorde de temperatura.