Por Lara Diniz, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

Em busca de um ouro inédito, o tênis de mesa paralímpico brasileiro chega em Paris com toda a sua potencialidade. No total, quinze mesatenistas representam o Brasil nessa modalidade, combinando atletas medalhistas, experientes e estreantes em sua equipe.    

Até hoje, o tênis de mesa do Brasil conquistou oito medalhas nos Jogos Paralímpicos: três pratas e cinco bronzes. Será que veremos história sendo feita em Paris?

Conheça os mesatenistas que representam o Brasil na Paralimpíada de Paris 2024:

Bruna Alexandre

A criciumense Bruna, de 29 anos, participa pela quarta vez dos Jogos Paralímpicos, tendo conquistado quatro medalhas: bronze no individual e nas duplas na Rio 2016, além de prata no individual e bronze por equipes em Tóquio 2020. Favorita para trazer a inédita medalha de ouro para a modalidade, Bruna compete em três categorias em Paris 2024: individual feminino (classe 10), duplas femininas e mistas.

Ontem (31/08), ao lado de Danielle Rauen, Bruna conquistou a medalha de bronze na disputa de Tênis de Mesa | Duplas – WD20.

Paulo Salmin

Douglas Magno / CPB

Paulo, barra-bonitense de 30 anos, participa pela quarta vez dos Jogos Paralímpicos e busca conquistar as medalhas que faltam em sua carreira. Com um histórico impressionante de medalhas em competições individuais e por equipes nos Jogos Parapan-Americanos, Salmin compete em duas categorias em Paris 2024: individual masculino (classe 7) e duplas mistas.

Joyce Oliveira

Foto: CBTM

Joyce, jundiaiense de 34 anos, participa pela quarta vez dos Jogos Paralímpicos, buscando superar sua melhor campanha até agora, as oitavas de final em Tóquio 2020. Vencedora de importantes títulos nacionais e internacionais, ela compete em duas categorias em Paris 2024: individual feminino (classe 3) e duplas femininas.

Ontem (31/08), em Paris, Joyce e Cátia Oliveira conquistaram a medalha de bronze na disputa de duplas da classe WD5.

Luiz Filipe Manara

Foto:CPB

Filipe, mogimiriano de 32 anos, participa pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos e busca ampliar suas conquistas. Tricampeão pan-americano em sua classe, Manara compete em três categorias em Paris 2024: individual masculino (classe 8), duplas masculinas e duplas mistas.

Ontem (31/08), junto com Cláudio Massad, Filipe conquistou a medalha de bronze na disputa de duplas MD18.

Israel Stroh

Foto: CPB

Israel, santista de 37 anos, participa pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos, sendo o primeiro mesatenista brasileiro a conquistar uma medalha individual nas Paralimpíadas. Em busca do lugar mais alto do pódio, Stroh compete na categoria individual masculino (classe 7) em Paris 2024.

Cátia Oliveira

Foto: CPB

Cátia, cerqueirense de 33 anos, participa pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos, tendo conquistado a medalha de bronze em Tóquio 2020. Com vasta experiência e importantes títulos internacionais em sua carreira, ontem (31/08), em Paris, ela e Joyce Oliveira conquistaram a medalha de bronze na disputa de duplas da classe WD5.

Danielle Rauen

Fotos: Cris Mattos/CPB.

Danielle, são-bentense de 26 anos, participa pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos, tendo conquistado dois bronzes em competições por equipes nas edições anteriores. Medalhista de ouro em todas as competições dos últimos Jogos Parapan-Americanos, Rauen compete em três categorias em Paris 2024: individual feminino (classe 9), duplas femininas e duplas mistas.

Ontem (31/08), ao lado de Bruna Alexandre, Danielle ganhou a medalha de bronze na disputa de tênis de mesa, na categoria duplas WD20.

Jennyfer Parinos

Foto: Fábio Chey/CPB.

Jennyfer, santista de 28 anos, participa pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos, já tendo conquistado dois bronzes em competições por equipes na Rio 2016 e em Tóquio 2020. Em busca de ampliar sua coleção, Parinos compete em duas categorias em Paris 2024: individual feminino (classe 9) e duplas femininas.

Marliane Santos

 Foto: Miriam Jeske/CBTM

Medinense de 32 anos, Marliane participa pela segunda vez dos Jogos Paralímpicos e nesta edição, busca subir ao pódio. Com importantes conquistas durante o ciclo olímpico, Santos compete em duas categorias em Paris 2024: individual feminino (classe 3) e duplas femininas. 

Sophia Kelmer

Foto: CPB

Carioca de 16 anos, Sophia participa pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos. Tetracampeã brasileira em sua classe e medalhista em competições internacionais, Kelmer compete em duas categorias em Paris 2024: individual feminino (classe 8) e duplas femininas. 

Lucas Arabian 

Foto: CPB

Paulistano de 18 anos, Lucas participa pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos. Com um ciclo paralímpico bastante promissor, incluindo medalhas nos últimos Jogos Parapan-Americanos, Arabian compete em duas categorias em Paris 2024: individual masculino (classe 5) e duplas mistas.

Evellyn Santos

Foto: Miriam Jeske/CBTM

Barretense de 20 anos, Evellyn participa pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos. Campeã de títulos tanto nacionais quanto internacionais e buscando adquirir ainda mais experiência, Santos compete na categoria individual feminino (classe 11) em Paris 2024. 

Carla Maia

Brasiliense de 43 anos, Carla participa pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos. Com muitos anos de experiência e campeã tanto em competições nacionais quanto nos Jogos Para e Pan-Americanos, Maia compete em duas categorias em Paris 2024: individual feminino (classe 1) e duplas femininas. 

Claudio Massad

Claudio, bauruense de 39 anos, participa pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos. Medalhista internacional com vasta experiência, Massad compete em duas categorias em Paris 2024: individual masculino (classe 10) e duplas masculinas.

Ontem (31/08), junto com Luiz Felipe Manara, Claudio conquistou a medalha de bronze na disputa de duplas MD18.

Thiago Gomes

Santista de 35 anos, Thiago participa pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos. Campeão recente de títulos internacionais, Gomes compete na categoria individual masculino (classe 11) em Paris 2024.