Por: Lara Diniz

Uma verdadeira potência no cenário das Américas, a seleção brasileira de tênis de mesa possui grandes chances de conquistar a primeira medalha olímpica nos Jogos deste ano. Ao todo, oito mesatenistas representam o Brasil nessa modalidade, combinando atletas experientes e estreantes em suas equipes.    

Conheça os mesatenistas que representam o Brasil na Olimpíada de Paris 2024:

Hugo Calderano

Foto: Wander Roberto/COB

Carioca de 28 anos, Hugo participa pela terceira vez dos Jogos Olímpicos, sendo as suas duas primeiras aparições na Rio 2016 e em Tóquio 2020, chegando às oitavas e quartas de final, respectivamente, nas competições individuais masculinas. Em Paris 2024, Calderano compete nas mesmas categorias das edições passadas: individual masculino e masculino por equipes. Atualmente, ele ocupa o 6º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Hugo é a esperança brasileira na busca pela nossa primeira medalha olímpica na modalidade. Sendo o principal nome do tênis de mesa masculino nas Américas nos últimos anos, o atleta coleciona vitórias recentes em importantes competições internacionais, aumentando as expectativas pela conquista de uma medalha em Paris. 

Hugo estreia no individual masculino contra Andy Pereira, cubano que ele derrotou na final dos Jogos Pan-Americanos de 2023. Já no torneio masculino por equipes, Hugo competirá ao lado de Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro contra Portugal. 

Bruna Alexandre

Foto: Márcio Mercante/CBTM

Criciumense de 29 anos, Bruna participa pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. Em Paris 2024, a atleta compete no torneio feminino por equipes. Ela ocupa o 3º lugar do ranking mundial de Para Tênis de Mesa em sua classe e o 182º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Bruna faz história em Paris 2024 ao se tornar a primeira atleta paralímpica brasileira a participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na mesma edição. Esta é apenas uma das muitas conquistas que teve ao longo de sua carreira, sendo a maior medalhista do tênis de mesa paralímpico do Brasil, com dois bronzes na Rio 2016, uma prata e um bronze em Tóquio 2020.

Bruna estreia no torneio feminino por equipes junto a Bruna e Giulia Takahashi contra a Coreia do Sul.

Bruna Takahashi

Foto: Javier Valdes Larrondo/Santiago

Paulistana de 24 anos, Bruna participa pela terceira vez dos Jogos Olímpicos, sendo as suas duas primeiras aparições na Rio 2016, competindo no torneio feminino por equipes, e em Tóquio 2020, participando tanto do individual feminino quanto do feminino por equipes. Em Paris 2024, Takahashi compete em três categorias: individual feminino, duplas mistas e feminino por equipes. Atualmente, ela ocupa o 20º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Bruna é o principal nome do tênis de mesa feminino no Brasil atualmente. Com muito talento e experiência técnica, Takahashi cultiva a nossa esperança por uma medalha olímpica em pelo menos uma das categorias em que participa na modalidade.

A atleta estreia no individual feminino contra Offiong Edem, nigeriana que ocupa o 112º lugar do ranking mundial. Nas duplas mistas, ela competirá ao lado de Vitor Ishiy contra Maria Xiao e Alvaro Robles, da Espanha. Já no torneio feminino por equipes, Bruna Takahashi e suas companheiras enfrentarão a Coreia do Sul.

Vitor Ishiy

Foto: WTT

Paulista de 28 anos, Vitor participa pela segunda vez dos Jogos Olímpicos, sendo a sua primeira aparição em Tóquio 2020, onde competiu no torneio masculino por equipes. Em Paris 2024, Ishiy compete em três categorias: individual masculino, duplas mistas e masculino por equipes. Atualmente, ele ocupa o 85º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Vitor estreia no individual masculino contra Nicholas Lum, atleta australiano que ocupa o 38º lugar do ranking mundial. Nas duplas mistas, ele competirá ao lado de Bruna Takahashi contra a Espanha, que ocupa o 5º lugar no ranking mundial de duplas mistas, e no torneio masculino por equipes contra Portugal.

Giulia Takahashi

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Paulistana de 19 anos, Giulia participa pela segunda vez dos Jogos Olímpicos, após sua primeira aparição como suplente em Tóquio 2020. Takahashi compete em duas categorias em Paris 2024: individual feminino e feminino por equipes. Atualmente, ela ocupa o 90º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa. E se você está se perguntando… sim! Giulia e Bruna Takahashi são irmãs.

Giulia estreia no individual feminino contra Sun Yingsha, chinesa e principal favorita ao ouro na modalidade por ser a melhor atleta feminina ranqueada mundialmente. No torneio feminino por equipes, ela competirá contra a Coreia do Sul.

Guilherme Teodoro

Foto: Maurício Val/FV Imagem/CBTM

Santista de 22 anos, Guilherme faz sua estreia nos Jogos Olímpicos. Em Paris 2024, Teodoro compete no torneio masculino por equipes. Atualmente, ele ocupa o 122º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Guilherme fará sua estreia no torneio masculino por equipes contra Portugal.

Laura Watanabe e Leonardo Iizuka

Foto: Luiza Moraes/COB

Laura e Leonardo completam o time brasileiro como suplentes nos torneios por equipes em Paris 2024. Jovens de 20 e 18 anos, respectivamente, com muito potencial e detentores de importantes resultados e vitórias em competições nacionais e internacionais, eles participam pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. Iizuka ocupa a posição de 5º melhor brasileiro no ranking mundial, e Watanabe ocupa a posição de 6º melhor brasileira no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Agora que você já conhece os mesatenistas que representam o Brasil em Paris 2024, não pode deixar de assistir às partidas de tênis de mesa que começam neste sábado (27) pela manhã, com as oitavas de final das duplas mistas. Os torneios serão transmitidos tanto pela Globo e canais afiliados quanto pela CazéTV através do YouTube.