Por Tamara Finardi

A seleção brasileira conquistou o título de bicampeã do Torneio Internacional de Futsal Feminino, após superar o Paraguai no último domingo (11). A competição, realizada entre os dias 6 e 11 de agosto, ocorreu na Arena Ivo Sguissardi em Xanxerê, cidade do oeste catarinense. Argentina e Marrocos também entraram na disputa do torneio, ficando com a terceira e quarta colocação, respectivamente. 

Na primeira etapa do certame, as brasileiras marcaram nove vezes contra o Paraguai, em um único jogo. Já a disputa da grande final contou com uma partida mais equilibrada, e coube a Emilly marcar o gol da vitória no segundo tempo. 

A comunidade teve acesso gratuito aos ingressos para prestigiar os jogos e vibrar com os gols. Ao final de cada partida, torcedores buscaram autógrafos junto às integrantes da seleção. A jogadora Diana Santos, 32 anos, atualmente defende o clube Bitonto da Itália, e coleciona uma série de títulos importantes vestindo a camisa do Brasil. Ela ressaltou a importância de ver o ginásio repleto de torcedores: “saber que o público está vindo prestigiar o futsal feminino faz a diferença”. 

Foto: Tamires Dutra

Eleita recentemente como Melhor Seleção do Mundo do Futsal Planet Awards, a equipe brasileira fez juz ao título: ao longo da segunda edição do Torneio Internacional, disputou 4 jogos, conquistando 4 vitórias, 19 gols marcados e nenhum gol sofrido. 

O Torneio Internacional de Futsal Feminino foi promovido pela prefeitura de Xanxerê, com apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Estado de Santa Catarina. A primeira edição do evento ocorreu em maio de 2023, onde a seleção brasileira também conquistou o título de forma invicta ao vencer o Paraguai na final. À época, a competição ainda contou com as seleções da Venezuela, Bélgica, Bolívia e Uruguai.

1ª Copa do Mundo de Futsal Feminino com chancela da FIFA será em 2025

A partir do dia 4 de outubro de 2025, 16 seleções disputarão o título inédito da Copa do Mundo de Futsal Feminino promovida pela FIFA. A bola vai rolar nas quadras das Filipinas, país escolhido para receber o mundial.

O país sede já tem vaga garantida, enquanto outras 15 seleções irão disputar as Eliminatórias. Confira a distribuição de vagas:

Europa: 4 vagas

América do Sul: 3 vagas

Ásia: 3 vagas

África: 2 vagas

Américas do Norte, Central e Caribe: 2 vagas

Oceania: 1 vaga