SEDA SP: Confira a programação desta terça-feira (9)
Dia de hoje celebra o cinema indígena
Está rolando a SEDA – Semana do Audiovisual São Paulo, evento que une cinema, encontros, debates e muita diversão! A programação, que começou no último sábado (6), segue a todo o vapor até a próxima sexta-feira, 12 de julho, na Nave Coletiva, e no dia 14, na Agência Solano Trindade (Campo Limpo).
Confira a seguir o que vai acontecer nesta terça-feira, 9 de julho:
14h – 17h | Debate “Emergências: Cinema de urgência”
Discussão sobre o papel do cinema de urgência na provocação de reflexão e na catalisação de mudanças sociais. Como promover a inclusão e representação dentro da indústria cinematográfica, tanto no que se refere à representação de diferentes grupos sociais e culturais nas telas, como também ao acesso de cineastas diversos aos recursos e oportunidades de produção e janelas de exibição existentes? Como valorizar a dimensão coletiva do cinema?
Participantes: Lorena Montenegro (Mediação), Takumã Kiukuro, Carlos Idrobo (Colombia/Bolívia), Karla Martins, Ricardo Targino e Jaime Diko Lopes.
17h30 | Mostra SEDA PLAY
“Minha câmera é minha flecha” – Richard Wera Mirim é um jovem Comunicador Indígena do Povo Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, território que ainda resiste às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. O filme traz um pouco de sua trajetória, aliada à força do audiovisual e do uso das redes sociais na luta.
18h | Mostra SEDA SP
“Aguyjevete Avaxi’i” – O documentário celebra a retomada do plantio das variedades do milho tradicional do povo Guarani M’bya na aldeia Kalipety, onde antes havia uma área seca e degradada, consequência de décadas de monocultura de eucalipto. Considerado como um dos verdadeiros alimentos que os seres divinos possuem em suas moradas celestes, o milho passa por rituais e bênçãos desde o plantio até a colheita, quando a aldeia se junta para festejar. Comê-lo mantém a vitalidade dos seres humanos em equilíbrio, à semelhança das divindades.
“Thakhi” – Em Aymara Thakhi significa “caminho”. É esse caminho o que a Natali faz do Brasil à Bolívia, do presente ao passado. Entre a saída de uma longa viagem à um final que dá início a outros rumos. Às vezes na essência andina, as lições mais importantes estão onde habitam as dualidades, nos desvios no decorrer do caminho. Um redescobrir sua existência ancestral.
20h | Debate Rede Katahirine, com Mari Corrêa e Natali Mamani. Mediação da atriz, diretora e crítica de cinema Lilianna Bernartt.
Todos os debates serão transmitidos ao vivo através do YouTube da Cine NINJA e da Mídia NINJA.
Sobre a SEDA SP
De 6 a 14 de julho, acontece a SEDA – Semana do Audiovisual, evento que une cinema, encontros, conversas, e claro, muita diversão. Em formato híbrido, a SEDA SP vai ocupar a Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA localizada em São Paulo (SP), um dia de programação na Agência Solano Trindade, em Campo Limpo, distrito da Zona Sul da cidade São Paulo, além de contar com uma mostra online composta por 50 filmes.
A programação presencial será totalmente gratuita, e contará com sessões de filmes que ganharam destaque no cenário contemporâneo nacional, debates sobre as produções exibidas e acerca de temas relevantes e urgentes do setor audiovisual, encontros de comunidades e figuras notáveis do cinema brasileiro, e festas imperdíveis para fechar as noites do evento com muita energia.
Em São Paulo, a SEDA é uma realização da Associação Coletivo Cultural através da Cine NINJA, com apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.