Foto: FIFA

Por Patrick Simão / Além da Arena

No dia 25 de julho de 2023, Filipinas fez o seu primeiro gol e conquistou a sua primeira vitória em Copas do Mundo. A responsável por este feito nasceu em outro país e poderia não estar jogando pelas Filipinas: Sarina Bolden. Aos 24 minutos, a camisa 7 marcou o gol da vitória sobre a Nova Zelândia, por 1 a 0.

Essa não foi a primeira vez que ela fez história para Filipinas: foi de Sarina o gol que classificou o país para a Copa do Mundo, ao marcar o gol de empate contra Taiwan, que colocou Filipinas na semifinal da Taça Asiática de 2022 e, consequentemente, no Mundial de 2023.

Sarina Isabel Calpo Bolden nasceu em 1997 em Santa Clara, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Filha de pais filipinos, ela chegou a jogar em 2017 pela seleção estadunidense sub-23, mas no ano seguinte escolheu o país asiático como a camisa que representaria mundialmente.

A meio-campista se destacou aos 18 anos no universitário do Milpitas High School e, em seguida, jogou pelo Loyola Marymount Lions, até os 21 anos. No entanto, sua profissionalização foi na Suécia, sendo contratada pelo Sandvikens IF em 2019.

Nos anos seguintes, ela atuou em diferentes continentes: em 2020 jogou no Xinbei Hangyuan, de Taiwan, em 2021 voltou ao seu estado natal e atuou pelo San Francisco Nighthawks por alguns meses. Também em 2021, retornou à Ásia para jogar no Elfen Sitama, do Japão, e desde 2022, joga no futebol australiano, pelo Western Sydney Wanderes.

Bolden é hoje a principal protagonista da seleção de Filipinas, com 39 jogos. Ano passado, foi a artilheira no histórico e inédito título filipino na AFF Women’s Championship, que reúne as seleções do Sudeste Asiático e a Austrália. Ela fez 7 gols em 6 jogos.

Seleção filipina após conquistar a inédita vaga para a Copa do Mundo (Reprodução / Twitter)

Em entrevista à FIFA antes da Copa do Mundo, Bolden comentou sobre a visibilidade que o futebol filipino e, especialmente o futebol feminino, estão recebendo com a inédita participação em Copas:

“Acho que isso apenas traz mais conhecimento sobre o futebol feminino, não apenas nas Filipinas, mas em todo o mundo. Ainda hoje falo com pessoas que não sabem que existe uma seleção feminina de futebol das Filipinas e sim, existe. Hoje as pessoas estão mais familiarizadas.”

Agora, a seleção que muitas pessoas desconheciam está brigando por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Após perder para a Suíça e vencer a Nova Zelândia, as Filipinas tem 3 pontos e duelam com a Noruega. As europeias são favoritas e campeãs mundiais, porém tem apenas 1 ponto até o momento. A partida será dia 30, às 4 horas de Brasília.